Cultura popular é tema de oficina aplicada pela cineasta Lia Marchi a estudantes do ensino médio e à turma do Produção de Áudio e Vídeo 25/08/2025 - 13:00
--
O Colégio Estadual do Paraná recebeu na última semana duas edições de uma oficina sobre cultura popular.
Ministradas pela cineasta, produtora cultural, pesquisadora e professora Lia Marchi, as atividades ocorreram na quarta-feira, dia 20.
Pela manhã, a oficina envolveu estudantes do ensino médio.
À noite, a atividade foi direcionada à turma do Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, curso subsequente ao ensino médio.
No encontro com os estudantes do ensino médio, o tema foi abordado de maneira mais abrangente. Lia Marchi procurou enfatizar a importância das manifestações culturais populares; como elas são ricas em tradições e saberes, e ainda fortemente presentes na sociedade – embora o senso comum por vezes sinalize o contrário.
Na edição com a turma do Produção de Áudio e Vídeo, a cineasta buscou relacionar o tema às possibilidades de narrativas audiovisuais. Nesse sentido, apresentou trechos de documentários e séries (para televisão e streaming) roteirizados e dirigidos por ela, em sua trajetória. Com essa turma, a atividade contou com intérprete de Libras (Mano Veloso, da Fluindo Libras)
A oficina foi aplicada como contrapartida social em projeto contemplado com edital de incentivo à cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e Ministério da Cultura. Além do CEP, foi realizada em outras instituições de todas as regionais do município de Curitiba.
--