Comunidade escolar presta homenagem a Heloísa de Lima Riske 25/04/2025 - 12:00
--
A comunidade escolar do Colégio Estadual do Paraná prestou nesta semana uma homenagem póstuma a Heloísa de Lima Riske.
Heloísa foi estudante do CEP até o ano passado, quando concluiu o ensino médio integrado ao curso de Técnico em Teatro. Ela morreu no último dia 18, aos 19 anos de idade – completaria 20 em junho, no dia 9 daquele mês.
A homenagem ocorreu na manhã da quarta-feira, 23 de abril.
Palavras que enalteceram a coragem e determinação de Helô, como era chamada, e ainda seu amor pela arte e pela vida marcaram o encontro. A alegria cativante e seu jeito de ser encantava a todos.
Além da dedicação ao teatro, Helô era atleta de natação.
Em 2023, brilhou na 24ª edição dos Jogos Mundiais para Transplantados, realizados na cidade de Perth, na Austrália. Helô conquistou cinco medalhas na competição, sendo duas delas de ouro. Com 17 anos à época, era a caçula da delegação brasileira.
Aos 2 anos de idade, Heloísa tinha sido diagnosticada com insuficiência renal crônica. Passou por uma série de exames e tratamentos, até os 8 anos, quando recebeu um rim transplantado da mãe. Um ano depois, sob orientação médica, iniciou a prática da natação.
Desde 2019 Heloísa participava de jogos para transplantados. Naquele ano, uma edição de âmbito nacional ocorreu pela primeira vez, em Curitiba.
Em 2019 e em 2022 conquistou o título de campeã brasileira, o que possibilitou sua participação nos Jogos Mundiais para Transplantados de 2023. Os Jogos têm como propósito difundir a importância doação de órgãos.
--