Colégio Estadual do Paraná conta com área exclusiva de embarque e desembarque 03/05/2019 - 12:10
Para mais tranquilidade dos pais e responsáveis, o Colégio Estadual do Paraná (CEP) passou a contar com uma área exclusiva para embarque e desembarque dos estudantes, no acesso principal do Colégio pela Avenida João Gualberto no Alto da Glória. Além de melhorar a acessibilidade ao Colégio, a medida solicitada pela direção do CEP à Prefeitura Municipal de Curitiba dará mais conforto e segurança aos alunos e alunas que chegam e saem do prédio central da instituição.
As tratativas da direção geral com os órgãos municipais responsáveis pelo trânsito na capital começaram em 2016, com acompanhamento e aprovação de demandas por parte dos membros do Conselho Escolar. O presidente do Grêmio Estudantil do Colégio (Gecep), Thiago Leszczynski, também participou de reuniões nos órgãos da Prefeitura (foto).
“Além da preparação de uma área adequada para efetuar o embarque e desembarque, também tomamos providências para garantir mais segurança aos estudantes e evitar o estacionamento irregular em cima da calçada”, afirmou a Diretora Geral, Tânia Maria Acco.
Para resolver esse problema, os órgãos de trânsito da Prefeitura inverteram o lado do estacionamento na Avenida João Gualberto, entre as Ruas Luiz Leão e Pe. Antônio, que passou para o lado da calçada onde agora são realizados embarques e desembarques seguros, eliminando eventuais ocorrências de infrações de trânsito no local.
“Para o bloqueio da calçada, foram instalados pilaretes que estão de acordo com as normas vigentes de acessibilidade, para atendimento de cadeirantes e outras pessoas com alguma deficiência", explicou. "Antes de serem fixados, os pilaretes precisaram ser aprovados pelo Patrimônio Cultural do Estado, uma vez que o Colégio é patrimônio tombado", acrescentou Tânia.
ENTORNO – A diretora Tânia afirmou também que outras melhorias para o trânsito de veículos e circulação dos estudantes foram solicitadas para o entorno do Colégio. Entre outras, a instalação de faixas exclusivas para embarque e desembarque de estudantes ao longo da Rua Pe. Antônio. O local serve de parada dos veículos que fazem o trasporte dos estudantes do CEP.
“Também está contemplado em nosso projeto a solicitação do alargamento da faixa para pedestres, que liga o Colégio ao Passeio Público na sinaleira da Rua Luiz Leão”, disse a diretora.
Pelos serviços realizados e o pronto atendimento, a direção do Colégio Estadual do Paraná agradece ao prefeito Rafael Greca e seus representantes da superintendência de trânsito, em especial à Rosangela Battistella e sua equipe.
***