Carta às mães, pais e responsáveis informa sobre medidas e reitera orientações quanto à segurança 12/04/2023 - 21:38
-
CARTA ÀS MÃES, PAIS E RESPONSÁVEIS
Sobre segurança nas escolas
Após os recentes episódios nas escolas e, em seguida, ameaças e boatos de novas ocorrências, é natural que todos nós fiquemos ainda mais apreensíveis.
Diante desse contexto, dirijo-me às mães, pais e responsáveis pelos nossos estudantes, para informar sobre ações que estamos desenvolvendo, e reiterar orientações de autoridades e especialistas no assunto.
Sobre as providências mais imediatas que nos cabem neste momento, vale ressaltar que intensificamos o controle do fluxo de entrada e saída de visitantes, diminuindo essa circulação. Deste modo, visitantes só podem adentrar ao espaço escolar se devidamente relacionados ao motivo da visita e acompanhados pelos profissionais da escola. Isto significa que o Colégio Estadual do Paraná passa a receber pais, responsáveis e outros visitantes apenas com agendamento prévio com setor responsável.
Lembramos ainda que as instalações do CEP dispõem de sistema de câmeras e monitoramento. Além disso, há uma empresa de segurança, terceirizada, responsável pela vigilância e controle de acesso.
De parte da Secretaria de Estado da Educação, medidas estão sendo tomadas para o reforço do policiamento nas escolas e em seu entorno.
Com relação às mensagens e a outros conteúdos de ameaças, orientamos que as autoridades policiais sejam avisadas, pelo 190 (chamada telefônica ou aplicativo).
É fundamental que perfis em redes sociais ou páginas na internet que promovam, difundam ou defendam ataques sejam denunciados ao canal ‘Escola Segura’, do Ministério da Justiça (www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura). Precisamos estar atentos a boatos, fake news e desinformação. Neste sentido, orienta-se não repassar nem compartilhar conteúdos que não tenham sua veracidade confirmada.
Importante: a segurança na escola começa em casa. Os responsáveis devem monitorar as redes sociais dos filhos menores de 18 anos, acompanhar material escolar, mochila e objetos outros que são sejam de uso exclusivamente pedagógico, que chegam em casa ou vêm para a escola.
A segurança escolar, assim como a segurança pública, está circunscrita na complexidade entre o envolvimento de toda a comunidade escolar e as políticas públicas em diversas áreas.
No que cabe ao Colégio Estadual do Paraná, direção, equipe pedagógica, professores e funcionários têm redobrado atenção e cuidados para identificar aspectos potencialmente desencadeadores de situações que vão para além da função precípua da escola. Sabemos que o papel da escola está no compromisso com o conhecimento histórico, cultural, social e científico. Para além dele cabe a escola contar com o suporte, apoio, envolvimento e compromisso de todos que fazem parte da comunidade escolar. Neste sentido, reafirmo que nossas equipes estão sempre à disposição para oferecer, dentro de nossas competências, a assistência necessária.
Laureci Schmitz
Diretora Geral do Colégio Estadual do Paraná
Curitiba, 12 de abril de 2023



