Carnaval é tema de prática pedagógica em aulas de língua espanhola 06/03/2025 - 10:10
--
Uma prática pedagógica aplicada pelo curso de Língua Espanhola do Celem e pela mesma disciplina no ensino médio aproveitou a véspera do Carnaval para, a partir desse tema, se aprofundar em léxicos ligados à folia.
Intitulada "¿Te gusta el Carnaval? ¿De qué te vas a disfrazar estos Carnavales?", a prática ocorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro.
Envolveu turmas de Nível 1 (1º C e 1º D) e Nível 3 (3º A) do curso de Espanhol do Celem. Já a turma do ensino médio participante foi a 3ª A do turno da manhã, com mediação do professor Gilson Rodrigo Woginski.
"A prática pedagógica foi desenvolvida e a partir da estratégia didática que envolveu o entretenimento, a ludicidade e a interação na perspectiva intercultural, estimulando os/as estudantes no processo de construção do conhecimento em língua estrangeira", informa a Coordenação do Celem.
"Os e as estudantes se jogaram no Carnaval com o conteúdo linguístico-discursivo relacionado ao léxico (el Carnaval, los Carnavales, los juerguistas, la comparsa, la máscara/careta, el disfraz, el antifaz, el corbatín, la peluca, el sombrero, el gorrito, el maquillaje, la boa de plumas), às expressões e ações/verbos (divertirse, maquillarse, disfrutar, celebrar, jugar, brincar, bailar, cantar, tocar). Ao mesmo tempo em que se divertiam, tinham a aprendizagem estimulada", discorre o docente.