Carinho dos familiares marca noite de apresentações de trabalhos do Técnico em Administração 29/11/2023 - 20:02
-
Uma noite carregada de muita ansiedade – afinal, era o momento de banca de avaliação de trabalhos. Mas também de muito afeto, já que colegas e até familiares estavam por ali, para transmitir apoio e externar todo orgulho que sentiam.
Assim foi a jornada do curso de Técnico em Administração, da educação profissional subsequente, na última terça-feira, 28 de novembro de 2023.
Foi a noite de apresentação dos chamados ‘TCCs’ – trabalhos de conclusão de curso. Estes consistem em planos de negócios para abertura de empresas, elaborados por estudantes que estão se formando.
O processo de elaboração dos planos de negócios dura todo o terceiro e último período, e envolve conteúdos de diversas disciplinas, abordados durante o curso inteiro. Em equipes, os estudantes definem um negócio de seu interesse e realizam o planejamento completo. Finanças, logística, recursos humanos, marketing e comunicação, administração em todos os aspectos são áreas trabalhadas na tarefa.
Da turma que está concluindo o curso neste semestre letivo (2023-II) foram quatro planos de negócios concebidos e apresentados à banca, composta por docentes de áreas afins à Administração.
Uma equipe propôs abrir uma empresa de locação de equipamentos de fotografia, outra um brechó, ainda um grupo apostou em uma barbearia e, por fim, outro planejou uma fornecedora de nichos (objetos de mobília organizadores de ambientes).
Geralmente, as escolhas são feitas a partir da realidade e de afinidades dos próprios estudantes.
A equipe que resolveu planejar a abertura do brechó, por exemplo, abraçou a ideia da estudante Estersandra Gomes. Em março deste ano, ela perdeu a mãe. O brechó foi uma forma de homenageá-la – e as primeiras peças previstas no plano de negócio para compor os produtos disponíveis quando da abertura da loja seriam justamente roupas que pertenceram à mãe de Estersandra.
Ao término das apresentações, Estersandra chorou. “É de saudade”, disse, quando perguntada sobre o motivo das lágrimas.
A estudante contou que, durante a apresentação, ficou pensando como seria bom que sua mãe estivesse ali. Mas, por outro lado, havia a felicidade pela presença da filha, Isabela Gomes de Oliveira, que já se formou em Técnico em Administração. “Foi minha filha quem me trouxe para o curso”, revelou.
Cercada de familiares estava Marina Souza de Oliveira. Marido, filhas, mãe e outros parentes, portando um cartaz com palavras de congratulações, davam o incentivo necessário para a formanda ir bem na defesa do trabalho de sua equipe.
“Há 16 anos que eu não estudava. Estou feliz [em voltar aos estudos e] em concluir. É o máximo. E ter a família aqui presente é tudo de bom”, declarou.
A mãe, Maria da Luz Souza, também não escondia a alegria. “Estou feliz! Espero que ela realize os sonhos dela”.
A abertura da sessão de apresentações dos trabalhos da turma de Técnico em Administração foi feita pela diretora-geral do Colégio Estadual do Paraná, Laureci Schmitz. Ela parabenizou estudantes, corpo docente e equipe pedagógica, enaltecendo o fato de que, ao estarem cumprindo aquela etapa, os formandos demonstravam terem superado adversidades que fazem parte da trajetória.
O final da sessão ficou a cargo do diretor auxiliar do período noturno, Alexandro Muhlstedt, que igualmente congratulou as turmas, os professores e a equipe pedagógica, pelo papel desempenhado para que o evento daquela noite selasse uma trajetória de aprendizados construídos. Desejou, por fim, uma caminhada de êxito para os formandos.
-