Campeões mundiais de boxe trocam experiências com estudantes do CEP 24/10/2019 - 12:00
A paranaense Rosilette dos Santos, campeã mundial de boxe feminino na categoria peso-galo pela W.I.B.A. (Women's International Boxing Association), e o seu treinador e ex-boxeador Macaris do Livramento, também campeão mundial de boxe em 1997, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (24) com os estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP). Eles conversaram com os alunos e alunas e deram dicas para quem está planejando seguir a carreira no boxe.
Os boxeadores ensinaram aos jovens alguns movimentos de ataque e defesa praticados no ringue. Em um espaço montado no pátio do Colégio, os estudantes vestindo luvas de boxe treinaram junto com os campeões. “Este é mais um contato inspirador feito com estes esportistas vitoriosos, que, apesar da origem humilde, alcançaram um lugar de destaque nos pódios das competições internacionais”, disse a professora Loara Borato Xavier.
Em 2008, Rosilete ganhou o título pela CMB (Comissão Mundial de Boxe) e foi campeã mundial pela WIBA em 2011. Ela foi declarada campeã emérita (eterna) em 2013, e trouxe o cinturão que comprova o título internacional. Dessa forma, a pugilista paranaense se tornou uma lenda, assim como outros poucos que também registraram o nome no competitivo mundo do boxe.
Durante o bate-papo, o campeão Macaris se emocionou ao dar conselhos para quem está no início da carreira. “Nunca desista dos seus sonhos e acreditem no potencial que cada um de vocês carrega dentro do peito”, disse o treinador limpando suas lágrimas. A ação no CEP também foi acompanhada pela professora Elizabeth Ferreira de Souza.
***