CEP recebe Aberto da Olimpíada Brasileira de Robótica e se prepara para Etapa Estadual, dias 18 e 19 09/08/2023 - 22:01

-

O Colégio Estadual do Paraná sediou no último sábado, dia 5, um Aberto da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), envolvendo 20 equipes de Curitiba e região metropolitana.

Com um primeiro lugar e dois terceiros lugares conquistados nessa disputa, o CEP se prepara agora para a Etapa Estadual da OBR. No Paraná, essa fase ocorrerá nos dias 18 e 19 próximos.

O objetivo é alcançar desempenho que garanta vaga na Etapa Nacional, marcada para dias 2 a 5 de outubro, em Salvador, informa o Professor Tony, coordenador de Robótica do CEP.

COMO FOI O ABERTO DA OBR NO CEP

Além das equipes do CEP, disputaram o Aberto no último sábado grupos de outras escolas estaduais, municipais e particulares, e equipes independentes, as chamadas “equipes de garagem”. 

A competição é dividida em dois níveis – nível 1, reunindo estudantes de até o 8º ano do ensino fundamental; e nível 2, com estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

As provas consistiam no seguinte: numa simulação de um evento adverso, como acidente nuclear, enchentes, quedas e outros de grandes riscos e impactos, em que há vítimas, mas o acesso de pessoas para socorrer é inviabilizado, entram em cena os robôs. Tais robôs, porém, precisam superar obstáculos, subir e descer rampas, entre outras adversidades. As equipes que engendraram os robôs que obtiveram melhor eficácia e eficiência na missão são as premiadas.

O CEP ficou em terceiro lugar no nível 1 e conquistou o terceiro e o primeiro lugar no nível 2.

PREPARAÇÃO

De acordo com Tony, tanto o resultado no Aberto de sábado passado, como a preparação em andamento credenciam o CEP a entrar com força na Etapa Estadual, e a vislumbrar classificação para a Nacional.

“O ‘Aberto’ proporcionou uma integração muito legal entre as equipes e as escolas. Foi um teste para os robôs que os estudantes estão montando nos últimos meses – ver o que está dando certo, e o que não deu. Isso foi muito importante para o evento ser um sucesso. Todo mundo saiu bastante feliz e, nestas duas próximas semanas que faltam [para a Estadual], eles vão aprimorar os robôs para buscar um desempenho ainda melhor”, afirma o professor.

PARA SABER MAIS

-

GALERIA DE IMAGENS

  • robotica_aberto_OBR_no_CEP_5_agosto_2023
    robotica_aberto_OBR_no_CEP_5_agosto_2023
    robotica_aberto_OBR_no_CEP_5_agosto_2023
    robotica_aberto_OBR_no_CEP_5_agosto_2023
    robotica_aberto_OBR_no_CEP_5_agosto_2023
    robotica_aberto_OBR_no_CEP_5_agosto_2023
    robotica_aberto_OBR_no_CEP_5_agosto_2023
    robotica_aberto_OBR_no_CEP_5_agosto_2023