CEP E AS PARALIMPIADAS ESCOLARES 11/10/2012 - 14:40

Aluno do CEP conquista medalha de ouro nas provas que participou

As Paralimpíadas Escolares estão perto de seu fim, mas para algumas modalidades ainda há muito a ser feito. Atletismo, Natação, Vôlei Sentado, Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball, Bocha e Tênis em Cadeira de Rodas seguem nas disputas nesta sexta-feira, 19, último dia da competição. Judô e Tênis de Mesa encerraram sua participação.
Aluno do Colégio Estadual do Paraná com destaque nas Paralímpiadas Escolares, Herycles Griten, conquistou medalha de ouro nas três provas de pista (T34) que participou - 100m, 400m e 1.500m. “Foi uma emoção muito grande conquistar o primeiro lugar nas provas que competi. Não foi fácil, mas consegui. Quero chegar a ser o melhor na minha categoria e para isso irei treinar muito mais para as próximas competições”, declarou Herycles.

Segundo o professor Marcelo Martins Kamarowski, responsável pelo projeto paralímpico do Colégio Estadual do Paraná, “aqui, conseguimos observar os melhores atletas escolares em suas modalidades. Aqui começa o sonho da medalha de ouro, prata ou bronze na paraolímpica do Rio 2016 para muitos desses jovens”, comentou o professor Marcelo.

As Paralimpíadas Escolares cresceram, são mais de 1200 competidores de 24 estados e do Distrito Federal (em 2011 foram 958). É considerado o maior evento esportivo para atletas com deficiência em fase estudantil, a competição é vista pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como celeiro de novos talentos e teve seu primeiro dia marcado pelos resultados apresentados em 10 modalidades. O Colégio Estadual do Paraná está presente no fomente desses futuros medalhistas do Brasil.

Na foto: Herycles Griten (cadeira de rodas) e o professor Marcelo Martins Kamaraowski (camiseta)
FOTO


Esporte
19/10/2012 9:10:00
Ídolo Daniel Dias visita provas de natação nas Paralimpíadas Escolares
Daniel Dias com o medalhista paranaense ouro, Ronan, e o mineiro medalha de prata nos 100m livres

A natação das Paralimpíadas Escolares 2012, em São Paulo, recebeu na tarde de quinta-feira (18.10) uma visita ilustre e mais que especial. Daniel Dias, o maior atleta paralímpico brasileiro, com 14 medalhas em duas Paralimpíadas, nove delas no lugar mais alto do pódio, presenciou algumas provas, tirou fotos, concedeu entrevistas, deu autógrafos e muita atenção para uma multidão de fãs. Todos queriam levar para casa uma recordação da grande referência do esporte paraolímpico brasileiro.

O nadador paranaense Ronan Nunes Cordeiro, ouro nos 100m livre - classificação de deficiência física S10 - foi privilegiado. Ronan participa pela primeira vez das Paralimpíadas Escolares e recebeu a medalha de ouro das mãos do seu ídolo. Orgulhoso com duas medalhas no peito, um bronze conquistado nos 50m costas e a dourada, não se conteve. “É um orgulho ter recebido esta medalha do maior nadador brasileiro, estou muito feliz”, declarou o jovem atleta paranaense com os olhos brilhando de emoção.
Equipe paranaense de natação nas Paralimpíadas Escolares 2012

“Pra mim é um privilégio receber esse carinho e poder corresponder a ele”, comentou Daniel Dias. “É daqui que sairão os futuros campeões mundiais que vão representar o Brasil para o mundo”, acrescentou o campeão.

O Paraná na natação
A equipe paranaense de natação é formada por oito estudantes. No primeiro dia de competição (17.10) eles faturam sete medalhas, três ouros, duas pratas e dois bronzes. Na quinta-feira (18) foram conquistadas mais quatro medalhas, três ouros e uma prata, somando 11 medalhas até o momento. A disputas por medalhas na natação seguem na tarde desta sexta-feira com boas expectativas para o Paraná.

Medalhas da natação do segundo dia de Paralimpíadas:
Ouro - Tisbe Andrade de Souza – 100m livre S5
Ouro - Ronan Nunes Cordeiro – 100m livre S10
Prata – Julia Roman Sartor – 100m livre S14
Ouro – Marina D’Avila – 50m peito SB14

RESULTADOS FINAIS

RONAM NUNES CORDEIRO ( NATAÇÃO)
3º LUGAR – BRONZE – S10 50MTS COSTAS
1º LUGAR – OURO – S10 50 MTS LIVRE
1º LUGAR – OURO – S10 100 MTS LIVRE
PROFESSORA - MARCIA REGINA HORST BONSE

HÉRICLES GRITEN

OURO – 100 MTS RASOS
OURO – 400 MTS RASOS
OURO – 1500 MTS RASOS
(Cadeira de rodas)
PROFESSOR – MARCELO KAMAROWSKI
O Colégio Estadual do Paraná parabeniza os atletas e o técnico (a) pelo ótimo desempenho.