Banda é atração principal da programação do aniversário no CEP-Instituto 28/03/2019 - 11:50
A Banda Sinfônica Bento Mossurunga do Colégio Estadual do Paraná, formada por estudantes, ex-alunos, professores e pessoas da comunidade, emocionou e arrancou muitos aplausos de uma plateia que, na noite de quarta-feira (27), lotou os mezaninos e os corredores do Instituto de Educação do Paraná (CEP-Instituto). O evento fez parte da programação do aniversário do CEP, que neste ano completa 173 anos.
A ação foi promovida pelo setor de Projetos do Colégio (Procep) para os estudantes dos Cursos Técnicos em Administração e em Secretariado, que assistem aulas no Instituto em decorrência das obras de restauro que acontecem no prédio histórico. O evento foi aberto pela Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco.
“Temos nesta noite o grande prazer de ouvir nossos músicos, coordenados com excelência pelo nosso maestro, que conseguiu transformar uma banda de apenas seis pessoas, nesta com setenta integrantes uniformizados, empenhados em estudar música de cinema e com agenda cheia de espetáculos para 2019”, disse a diretora, acompanhada do Diretor Auxiliar do Instituto, Renold Oliveira.
O Maestro Alessandro Gomes conduziu o grupo, que tocou músicas do repertório das grandes produções cinematográficas, como: O Rei Leão, Piratas do Caribe, O Senhor dos Anéis e Guerra nas Estrelas, entre outros. Acompanhados pela Banda, os presentes ainda cantaram o Hino do CEP, com participação vocal de Rhanna Viana Sarot e João Victor Brandalize Rodrigues da Silva.
A Canção do Estudante do CEP, criada por alunos e alunas que integraram o Grêmio Estudantil do Colégio na década de 90, também foi apresentada ao longo da programação. A professora Sônia Casatti, do Procep, falou sobre a trajetória do Colégio, fundado em 13 de março de 1846, antes da emancipação do Paraná do Estado de São Paulo. "Além do aniversário do CEP, também estamos comemorando os 69 anos de criação do prédio central, fundado em 29 de março de 1950", lembrou.
MEMÓRIA – Este ano, a Banda Sinfônica do CEP completa 60 anos. Sua história começou em 1950, com o surgimento da “Bandinha Rítmica do CEP”, inicialmente formada por estudantes que se organizaram para arrecadar recursos que possibilitaram a compra de instrumentos. A primeira apresentação foi em 27 de junho de 1959.
Em 1961, o maestro Professor Fernando Fernandes Alves (Maestro Português), assumiu o grupo e alterou o nome para “Fanfarra do Colégio Estadual do Paraná”. Somente em 1963 que o conjunto passou a se chamar “Fanfarra Bento Mossurunga”.
Em 1971 foi denominada “Fanfarra do Colégio Estadual do Paraná”, nome que ficou mantido até 1985. Após adquirir novos instrumentos, como palhetas (clarinetes e saxofones), passou a se chamar “Banda Marcial”, posteriormente transformada em “Banda Musical do Colégio Estadual do Paraná”. Foi então que recebeu a denominação definitiva de “Bento Mossurunga”, uma homenagem ao famoso compositor, músico e professor do Colégio Estadual do Paraná, que também tem o nome registrado no grande auditório do Colégio.
Em 2008, com o incentivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), a Banda Musical Bento Mossurunga passou a ser Sinfônica, com um novo projeto de estruturação que passou a contar com novos instrumentos: clarinetes, bass (clarone), trompas, tubas, tumbadoras, bombo sinfônico e tímpanos, além de instrumentos de sopro de banda musical.
FORMAÇÃO MUSICAL – Além do ensino regular de teoria musical, prática instrumental e ensaios gerais, as apresentações fazem parte integral na formação musical dos estudantes. A Banda se apresenta em diversas atividades do CEP, atendendo convites para eventos em Curitiba e Região Metropolitana.
Além disso, é a Banda do CEP que, todos os anos, abre o Desfile Cívico de Escolas Públicas na comemoração ao Sete de Setembro. Sua participação nos concursos e campeonatos é outra forma de incentivo e avaliação do desenvolvimento musical dos jovens músicos.
***
(Breve) Confira aqui o vídeo da apresentação da Banda Sinfônica do CEP!
***