Autismo e Síndrome de Down são temas em debate sobre educação inclusiva 09/08/2019 - 17:20
Os estudantes do 3° ano do Curso de Técnico em Teatro participaram, na quarta-feira (7), de uma atividade especial que busca promover mais educação inclusiva no Colégio Estadual do Paraná (CEP). Para ampliar o conhecimento e levantar questões que provoquem reflexões, eles participaram de um bate-papo com a psicóloga Myrtez Prokopovicz, que abordou assuntos sobre as condições e os transtornos que envolvem a Síndrome de Down e o Autismo.
Do encontro, no Colégio Estadual Tiradentes (CEP-Tiradentes), também participaram professores do Curso de Teatro, a coordenadora técnica pedagógica responsável e o professor Eduardo Gonçalves, Diretor Auxiliar da manhã. Com a frase: “Todos somos capazes, cada um tem um tempo de aprender e se desenvolver”, o grupo avaliou tópicos abordados e, com depoimentos de familiares, pode tirar dúvidas, além de esclarecer pontos fundamentais que ajudam a reforçar a importância de se respeitar as diferenças.
Segundo à psicóloga, o “acolhimento” em sala de aula é que vai garantir os melhores arranjos e rotinas cooperativas, para, dessa forma, fortalecer os relacionamentos e torná-los humanizados dentro de uma cultura escolar mais inclusiva. “Temos uma responsabilidade compartilhada pela mudança que queremos ver no mundo, com mais respeito aos direitos das pessoas e cidadania para todos”, concluiu.
***