Atrações marcam a segunda semana de comemoração aos 173 anos do CEP 21/03/2019 - 11:00
A programação de aniversário do Colégio Estadual do Paraná (CEP) continua reunindo estudantes, professores, funcionários e convidados para comemorar os 173 anos Colégio Estadual do Paraná (CEP). A data do aniversário é 13 de março, mas novas ações foram programadas para 19, 20 e 21 deste mês, no prédio histórico (CEP-CEP) e no Colégio Estadual Tiradentes (CEP-Tiradentes).
“São atividades que valorizam a importância do restauro e da preservação da memória do nosso Colégio, além de mostrar projetos culturais que contam com a participação dos nossos estudantes”, disse a Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco. No CEP-Tiradentes, foi também registrada a presença da diretora do Colégio Estadual Tiradentes, Vera Maria Soares Gomes.
A programação da semana começou na terça-feira (19), no CEP-CEP, com o canto do Hino do Colégio, sob regência do professor Valdemar Silva, da Escolinha de Arte, e participações dos estudantes dos primeiros anos. Na quinta-feira (21), foi a vez de cantar o Hino no CEP-Tiradentes, desta vez com regência da professora Daniele Franco, da Escolinha de Arte, e participação dos estudantes dos 6°s. anos.
A Canção do Estudante também entrou no roteiro da programação em todos os dias de eventos. “Estamos resgatando esta linda tradição de cantar nossos hinos e canções que se somam aos símbolos eternos do nosso Colégio e fazem parte da identidade dos nossos estudantes”, disse a professora Sônia Cassati, do Procep.
Durante os eventos da semana, foram abordados temas sobre a importância do restauro e da preservação da memória, do Pertencimento (ação que busca fortalecer os laços de identidade do Colégio com os estudantes), além de questões relacionadas com Patrimônio Histórico e Tombamento.
A professora de História Ana Luíza Koehleer falou do legado que será deixado para as próximas gerações, após a conclusão do restauro. “Será um presente para toda a comunidade e aos novos estudantes que terão a oportunidade de conhecer as características e os detalhes originais desta instituição de valor singular para a nossa história”, disse.
Os assuntos também foram debatidos com os estudantes em conversas com a professora Gissele Chapanski, do Instituto Serendipe, e com Aimoré Índio do Brasil Arantes, historiador da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC-PR). “Preservação de patrimônio não é uma coisa que só existe nos livros. Para acontecer de fato, são necessárias ações, e os estudantes podem ser importantes protagonistas deste processo”, disse Aimoré.
ATRAÇÕES – Quem participou dos eventos da semana, pode assistir na terça-feira (19) a apresentação de Técnicas Vocais, com performance coordenada pela professora de Teatro Silvia Contursi. “É na verdade uma dinâmica teatral que possibilita integrar os estudantes e revelar, de forma prática, as potencialidades da voz”, afirmou.
Na quarta-feira (20), foi a vez do Grupo Dancep se apresentar com “Fragmentos do Espetáculo Guido Viaro – Entre Flores e Cores”, com coordenação do professor Fernando Nascimento. A Banda formada por alunos e ex-alunos do CEP, organizada pelo Grêmio Estudantil do Colégio Estadual do Paraná (GECEP), foi também uma das atrações no CEP-Tiradentes.
Com canto e tocando instrumentos, os estudantes acompanharam o professor Jonas Nascimento, no violão, na quinta-feira (21), no CEP-CEP. e juntos com a Banda do Grêmio encerraram as atividades da segunda semana de atividades festivas.
O professor Robson André Gaievski, diretor auxíliar, lembrou os estudantes da importância das celebrações do aniversário do CEP. “São momentos como estes que vocês levarão para sempre no peito e terão nas melhores lembranças quando recordarem da passagem por esta escola”, disse.
A programação de aniversário volta na segunda-feira (25), com encerramento previsto na sexta-feira (29), data que também se comemora o aniversário da fundação do prédio histórico do CEP, que completa 69 anos.
Confira a programação completa!
***
Leia também:
NO ANIVERSÁRIO DE 173 ANOS, CONHEÇA A HISTÓRIA DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ
NOVA REVISTA EM QUADRINHOS ABRE A PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO CEP
***