Atividades diferenciadas marcam a Educação Física no CEP 01/06/2011 - 15:30

Esportes ainda não muito praticados no Brasil também encontram espaço nas aulas de Educação Física do Colégio Estadual do Paraná. Sob orientação da professora Lílian Messias Sampaio Brito e de estagiários do ensino superior, jogos como o hóquei sobre a grama e o rúgbi têm encontrado espaço no currículo. O hóquei é um dos mais antigos esportes com tacos dos quais se tem notícia, pois há registros de ser praticado desde 2.000 a.C. Muitas vezes vemos, no cinema, o hóquei ser praticado sobre o gelo, mas a versão sobre a grama é a oficial dos jogos olímpicos de verão, com dois tempos de 35 minutos nos quais se enfrentam duas equipes compostas por onze jogadores cada.

Rúgbi

Jogo muito popular nos países de língua inglesa e que deu origem ao futebol americano, o rúgbi é jogado com uma bola de formato oval por duas equipes de quinze jogadores e sete suplentes cada, em uma partida dividida em duas partes de quarenta minutos. O jogo se caracteriza pelo tackle (placagem, em português lusitano), em que um jogador agarra o adversário e o conduz ao chão para possibilitar o ruck ou o maul, nos quais os jogadores se acumulam para disputar a posse da bola.

Xadrez

Além de cuidar da saúde do corpo, a mente também merece atenção no CEP. Os alunos têm aulas curriculares de xadrez e também podem praticar o enxadrismo no pátio do colégio, com peças gigantes adequadas para atividades externas, sob orientação da professora Telma Angélica Ribeirete de Souza.

Esportes ainda pouco populares no Brasil, mas famosos em outros países


































Enxadrismo no pátio