Atividades de Espanhol e Francês abordam questões étnico-raciais 22/11/2024 - 12:00

--

Atividades do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) do Colégio Estadual do Paraná realizadas nesta semana levaram estudantes a reflexões sobre questões étnico-raciais.

As práticas pedagógicas foram desenvolvidas com turmas dos cursos de Língua Espanhola (Nível 2 e Nível 4), sob docência do professor Gilson Rodrigo Woginski; e de Língua Francesa (Nível 2 e Nível 4), sob docência da professora Fabíola-Davis Siquara Amaral.

O professor e a professora também integram a Equipe Multidisciplinar do CEP, a qual é responsável por propor ações em convergência com uma educação das relações étnico-raciais.

Nas atividades em pauta, os e as estudantes “organizaram seu pensamento crítico-reflexivo buscando entender as significações de palavras (racismo, discriminação), ampliando-as em situações de usos, bem como propondo possibilidades de ações para o combate à discriminação racial (...)”, narra relato dos docentes.

No Celem/CEP, continua o relato, “a linguagem impulsiona ações para posicionar-se frente às práticas discriminatórias porque potencializa a leitura crítica visando o agir criticamente para questões de identidades sociais de raça, etnia, gênero, interculturalidade e cidadania em uma sociedade pluriétnica como a brasileira. '¡Sé antirracista! Soyez antiraciste!'”.

--