Agentes Educacionais são parabenizados no Dia do Funcionário de Escola 07/08/2019 - 00:10

Chegar todos os dias ao Colégio, em qualquer período, e encontrar salas de aulas organizadas, com o quadro-negro apagado e giz colocado à disposição dos professores, não tem preço! Tão bom quanto isso é também contar com os banheiros sempre higienizados, abastecidos com toalhas de papel, sabonete líquido e até álcool em gel para desinfecção das mãos e, assim, evitar doenças contagiosas como a gripe.

Mas não é só isso! Tem também orientações dadas nos corredores, auxílio às pessoas com alguma deficiência e tantas outras atividades que fazem a grande diferença no dia a dia da escola. E essas são apenas algumas das tarefas executadas pelos Agentes Educacionais do Colégio Estadual do Paraná, que neste 7 de agosto, Dia do Funcionário de Escola, recebem os cumprimentos da comunidade estudantil que reconhece o seu valor no cotidiano do Colégio.

Em celebração ao dia especial, os agentes educacionais do CEP participaram de um café de confraternização ofertado pelo coletivo de professores da instituição. Os eventos foram promovidos no CEP-CEP, CEP-Amâncio, CEP-Tiradentes e no CEP-Instituto.  

“Por tudo que representam e pela dedicação, que vai desde o acolhimento dos estudantes até a execução das tarefas mais específicas como, por exemplo, as de manutenção do patrimônio, os cuidados na preparação e servimento da merenda escolar, o atendimento ofertado pelos serviços administrativos, e tantas outras funções tão necessárias que dão suporte às atividades pedagógicas e que se refletem na qualidade do ensino e aprendizagem em nossa escola, parabenizo todos os nossos agentes neste dia especial”, disse a Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco.

A data que faz homenagem à atividade foi instituída em 2010, por meio da Lei n. 16.423, para celebrar a alteração feita, em 2009, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que passou a considerar os trabalhadores de escola como profissionais da educação. 

SEGUNDA CASA – De acordo com o departamento de Recursos Humanos do CEP, o quadro atual é composto por 120 funcionários divididos em Agentes Educacionais I (para funções de serviços gerais, limpeza, merenda, inspetoria, recepção, manutenção, apoio especial e motoristas, dentre outros); e Agentes Educacional II (para funções administrativas).

A agente Rosa Cardoso Ventura (foto2) conta que trabalha no CEP há 23 anos. Ela conta que o Colégio é a extensão da sua própria casa. “Aqui somos como uma família assistindo uns aos outros e acompanhando a evolução dos estudantes como se fossem a dos nossos próprios filhos”, disse a veterana que representa todos os agentes de nível I.

Da mesma opinião compartilha o funcionário Edenilson Portela (foto4), atualmente com funções no setor de reprografia e está sempre pronto para novos desafios. “Já passei por vários setores deste grande Colégio que, para mim, também representa a minha segunda casa”, disse o funcionário há 12 anos na instituição.

No CEP, os agentes educacionais de nível I são também incentivados pela equipe gestora a dar continuidade aos estudos. “Damos esse incentivo não somente para o crescimento profissional, mas, principalmente, para o amadurecimento deles na sua vida pessoal”, disse Ana Lygia Czap, chefe do Grupo Auxiliar Administrativo (GAA).

Para isso, explica Ana Lygia, eles são motivados a participar dos cursos de formação continuada promovidos pela Divisão Educacional do Colégio no período da semana pedagógica, que acontece pelo menos duas vezes ao ano. “Também repassamos a eles informações sobre eventuais cursos para capacitação com intuito de valorizar sua atividade profissional”, concluiu a chefe de setor.

***

GALERIA DE IMAGENS