Ação CVV GECEP/PROCEP 28/09/2017 - 16:10

O Grêmio Estudantil do CEP (GECEP), o setor de Projetos do CEP (PROCEP) juntamente com o CVV (Centro de Valorização da Vida) desenvolvem no Colégio Estadual do Paraná o Setembro Amarelo (Movimento para prevenção do suicídio).

A questão do suicídio é compreendida hoje como sendo um problema de saúde pública. Segundo a OMS é a 14ª causa no mundo, sendo a 2ª maior causa de jovens com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil é a 8ª causa de mortes, com mais de 12 mil casos anualmente.

Segundo Luiza (CCV de Belém) “A sociedade em geral precisa reconhecer sinais, diferenciar mitos e verdades, ouvir profissionais e ter acesso a formas de apoio, como o próprio CVV. Falar também é a melhor solução quando enxergamos pelos olhos de quem pensa em suicídio. Em comum, essas pessoas sofrem uma grande dor e não veem saída para ela, chegando a pensar no suicídio como uma forma de “matá-la”. Em geral, quem pensa em suicídio não quer necessariamente morrer, mas fazer aquela dor sair, mas não sabe como”. FONTE.

Maiores informações:

https://www.cvv.org.br/

http://justificando.cartacapital.com.br/2017/09/10/tabu-saude-publica-e-estigma-notas-do-dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio/