ANIVERSÁRIO DO CEP 21/03/2018 - 09:30
No dia 13 de Março de 1846, de acordo com a Lei nº 33, sancionada pelo Presidente da Província de São Paulo, Marechal Manoel da Fonseca Lima e Silva, o Barão de Suruí, foi criado o Licêo de Coritiba, que foi instalado em casa alugada no Largo da Matriz, atual Praça Tiradentes.
Em 1943, pelo Decreto nº 11.232, de 6 de janeiro, o Presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas, mudou a denominação para COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ e o Interventor Federal do Paraná, Manuel Ribas, pelo Decreto nº 1859, de 25 de março, confirmou a denominação no âmbito estadual. Ainda em 1943 foi lançada a pedra fundamental do novo prédio para o CEP, na praça Santos de Andrade, onde se encontra edificado o Teatro Guaíra.
Em 29 de março de 1950 foi inaugurada a sede atual pelo então Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra, e pelo Ministro da Educação e Cultura, Professor Clemente Mariani.
Em comemoração aos 172 anos do CEP, na última terça-feira, ocorreu no salão nobre uma cerimônia de aniversário que contou com a presença da Diretora do Colégio Professora Tânia Maria Acco, com a ex Diretora do Colégio, no período de 1991 a 2002, Professora Adelia Dias Castelã Ribeiro, com o Capitão Davi (Comandante da BPEC), Sr. Claudio Ogliari (Coordenador do Museu da Escola), Sr. Miguel Adolfo Kalabaide (Ex-aluno e Procurador do Município), Wellington Matte (Atual Presidente do Grêmio Estudantil do CEP), Juarez Alberto Dietrich (Superintendente - Paraná Educação) e as Ex Diretoras Auxiliares Dulce Ivete Carvalho Machado, Marina Takaki e Olinda Hagemier Borges Pinto.
Para marcar a data os ex-alunos André Lino Greca e Katiuscia Lopes de Almeida, que estudaram no CEP na década de 1990, cederam de forma gratuita os direitos autorais da música “Eu passei por aqui”. A música foi composta para homenagear o final da gestão de Miguel Adolfo Kalabaide enquanto presidente do GECEP (1996-1997) e representa todas as pessoas que passaram pelo CEP.