13 de março, aniversário do CEP. Confira curiosidades em 179 anos de história 13/03/2025 - 08:00

--

Tem aniversário hoje, 13 de março.

Aniversário do Colégio Estadual do Paraná – o CEP, como é chamado.

São 179 anos de história.

História repleta de curiosidades.

Separamos algumas delas. Confira:

- A instituição foi criada por meio de um ato legal instituído em 13 de março de 1846. Detalhe: à época, o Paraná era vinculado à Província de São Paulo (a autonomia político-administrativa do Paraná só viria em 1853). Ou seja, o Colégio Estadual do Paraná é mais antigo que o próprio Paraná enquanto unidade federativa.

- Mas o que hoje chamamos CEP não surgiu com esse nome. Foi criado, 179 anos atrás, com o nome de “Lyceo de Coritiba”.

- De lá para cá, teve outras denominações também: em 1876, passou a se chamar Instituto Paranaense; em 1892, Gymnásio Paranaense. Só em 1943 foi estabelecido o nome atual, Colégio Estadual do Paraná.

- Também foram vários os endereços. O primeiro foi em uma casa alugada na Praça Matriz (atual Praça Tiradentes). Depois, em 1857, foi inaugurada a sua primeira sede na Rua Assembleia (atual Rua Dr. Muricy). A partir de 1872, o então Lyceo de Coritiba passou a funcionar na Rua Aquidabam (atual Rua Emiliano Perneta).

- Em 1904, nova mudança de endereço: para a Rua Borges de Macedo (atual Rua Ébano Pereira, onde hoje está a Secretaria de Estado da Cultura)

- Nos anos 1940, diante da necessidade de instalações mais amplas, projetou-se nova sede. Inicialmente, previu-se uma edificação na Praça Santos Andrade (onde hoje funciona o Teatro Guaíra). Mas o terreno foi avaliado como pequeno. Decidiu-se, então, por novo local, na então Chácara da Nhá Laura (onde hoje passa a Rua João Gualberto, esquina com o atual Passeio Público)

- A nova sede do Colégio Estadual do Paraná foi então inaugurada em 1950. É nela que seguimos hoje. O prédio é tombado como patrimônio histórico do Paraná desde 1994 (ver aqui)

- O CEP foi, pode-se dizer, “incubadora” de instituições que se tornaram referência na cultura, nas artes e nas comunicações do estado. Afinal, foi ainda nos tempos de Lyceo de Coritiba que nasceu o que seria depois a Biblioteca Pública do Paraná. Também nasceu aqui uma estação de rádio que daria origem à atual Rádio Educativa do Paraná

- Outra característica do CEP é o protagonismo de seu movimento estudantil somando forças a movimentos históricos como Diretas Já (1983/1984, pela volta das eleições diretas para a Presidência da República), do Caras Pintadas (1992, pelo impeachment do presidente Fernando Collor de Mello) e contra a privatização da Copel(2001), além de outras mobilizações mais recentes em defesa da educação pública de qualidade

  • Acompanhe, pelo nosso Instagram, informações sobre a celebração do 179º aniversário do Colégio Estadual do Paraná: @estadualdoparana

--