Revista Paideia

 

 ISSN: 2595-265X

Apresentação

A  revista Paideia nasceu de uma aspiração dos setores de Filosofia e Sociologia em disponibilizar uma ferramenta digital, de uso pedagógico, a todos os(as) professores(as) e estudantes do Colégio Estadual de Paraná.

O nome “Paideia” foi inspirado no sistema de educação do cidadão grego voltada a uma formação integral em diversas áreas do conhecimento.

Conforme estabelecido no Projeto Político Pedagógico da escola, a formação integral do estudante é um dos ideais que compartilhamos como característica fundamental de uma educação pública de qualidade.

Assim sendo, a organização desse periódico é feita pela coordenação de Sociologia e filosofia e seus respectivos professores(as) atuantes no Colégio Estadual do Paraná.

Os artigos aqui escritos são de inteira responsabilidade de seus autores.

 

      Por meio deste cadastro online no Sistema OJS hospedado no servidor da Celepar vamos dar início ao processo de digitalização da Revista Paideia do CEP, captar artigos e trabalhos discentes, organizar o Conselho Editorial e Comitê Científico. Convido a todos/as  fazer o cadastro.  

 

Cadastro na página Revista Paideia do CEP

 

 

 

 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 2022

PARA ESTUDANTES E PROFESSORES,

“DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA PÚBLICA”


 

A Revista Paideia (ISSN-2595-265X) do Colégio Estadual do Paraná anuncia chamada para a submissão de trabalhos no âmbito do tema “DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA PÚBLICA”

a ser publicado na 22ª edição da publicação em 2022” (n° 22, janeiro/dezembro – 2022).

 

Poderão ser submetidos:

Artigos Científicos

Relatos de experiências pedagógicas

Resenhas

Trabalhos discentes (pôster científico, resumo, audiovisual etc.).

 

Os interessados deverão enviar trabalhos para a comissão avaliadora para o e-mail: paideia@cep.pr.gov.br


 

Professor Ademir A. P. Mendes

Expediente

Normas para publicação

 

 

REVISTA PAIDEIA, N°22

EDIÇÃO N°22 / JAN-DEZ 2022

capa

 

 

Artigos Científicos

 

RELAÇÕES ENTRE DESEJO E FANTASIA NA PSICANÁLISE:
ARTICULAÇÕES NECESSÁRAS EM FREUD E LACAN

Henrique Breviglieri1

 

A METAFÍSICA DE ARISTÓTELES

Fernanda Daniela Prado 1

 

MERITOCRACIA E DESIGUALDADES NO BRASIL

Eliana Maria dos Santos1

 

A PREVENÇÃO DE CONFLITOS E VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
POR MEIO DA JUSTIÇA RESTAURATIVA: A NECESSIDADE DA ESCUTA
ATIVA NUM AMBIENTE DIALÓGICO

Débora de Lima Marreiro1
Eduardo Fofonca2

 

TRISTES INFERÊNCIAS

Andreia Przybiovic1

 

REPRODUÇÃO SOCIAL E MOVIMENTO OPERÁRIO: REPRESENTAÇÃO FEMININA EM ELES NÃO USAM BLACK-TIE (1981)

Mariana Aline de Oliveira1

Hector Emanuel Prestes Vicente2

 

Publicados os primeiros textos da Revista Paideia do CEP.  O período para submissão e publicação nesse número 22 vai até 15/11/22.  Mais informações na página da Revista. 

Relatos de Experiências Pedagógicas

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA – ÉTICA ARISTOTÉLICA

Leonardo Pellegrinello Camargo1

 

REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE EXPERIÊNCIA
COM CINEMA E LITERATURA

João Diego Leite1

RELATO SOBRE O PROJETO “SEDUÇÃO DA LINGUAGEM POÉTICA”

Andréa Garcia Zelaquett1

Cristiane Branco Paiva2

 

OLHARES SOBRE A TRAJETÓRIA DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Alexandro Muhlstedt1

Lucelene Fidelix2

Mary da Silva Baki3

Percia Maria de Medeiros Cicarelli4

Rosane Corsi Costa Lima5

Rosemeri do Rocio Dessoti Schier6

 

TRAJETÓRIA NA ARTE: ESTUDANTE E PROFESSORA DE TEATRO COMPARTILHAM EXPERIÊNCIAS E POSICIONAMENTOS

Ana Cristina Martins de Souza1

Vithória Cecília Soares da Silva 2

Valéria Arias (org)3

 

Entrevistas Paideia com:

Professora Laureci Schmitz

Professora Luciana Paula da Silva

 

 

 

REVISTA PAIDEIA, N°21

Janeiro/Dezembro 2021

 

Revista Paideia

 

Apresentação

 

ENSINO E APRENDIZAGEM NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

Artigos de Demanda Contínua

 

PROTAGONISMO INDIVIDUAL E HEROÍSMO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS EM TEMPOS PANDÊMICOS

Fernanda Mira Ribas Ferreira1

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes2

 

Fernanda Daniela Prado

 

Wagner de Alcântara Aragão

 

 

 

Entrevistas

 

 

Resenhas

 

 

Trabalhos discentes

A IMPORTÂNCIA DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA

 

Relatos de Experiências

 

RELATO GABRIELA DE SOUZA SILVA

 

Edson Teixeira de Rezende 1

Paulo Renato Araujo Dias 2 ]

Antonio Sidnei Ribeiro dos Santos 3

 

 

Vanderson Ronaldo Teixeira1
Patrícia Maria Weffort Teixeira2

 

DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NA CIDADE DE GUARATUBA PR

Maíra Vieira de Oliveira1

 

Ademir Pinhelli Mendes 

Licenciado em Pedagogia e Filosofia 

Doutor e Mestre em Educação. 

C. Lattes. http://lattes.cnpq.br/5196620535287885