Vive les châteaux 11/11/2021 - 21:02
A professora Fabíola-Davis Siquara Amaral, de Língua Francesa, do Centro de Línguas
Estrangeiras Modernas (CELEM/CEP), encontrou uma maneira bastante lúdica para
aprimorar a oralidade dos estudantes nas aulas de francês. Com o intuito de desinibi-los e
incitá-los à expressividade oral, a docente propôs que os alunos e alunas produzissem
vídeos e relatos na língua alvo.
Segundo a professora, “essa atividade teve como objetivo incentivar a produção oral. Então,
abri um leque de temas possíveis.” Ao exporem seus gostos e afinidades, os estudantes
ficam mais desenvoltos para melhorarem as articulações e sons específicos da língua a ser
aprendida. Dentre os temas propostos, os discentes podiam falar dos castelos, da
tecnologia dos jogos, da perfumaria, dentre outros. “Acredito que este tipo de atividade dá
asas aos alunos para que eles possam colocar em prática toda a sua criatividade em algo
prazeroso”, completa a educadora.
Para a aluna Sarah Cristyne Volert, por sua vez, a aula veio a calhar, pois pôde demonstrar sua
paixão pelas áreas que admira: "Foi muito divertido preparar as falas, editar o vídeo e
explicar um pouco a história dos castelos de maneira leve e rápida, enquanto minha
personagem do jogo (PK XD) estava fantasiada de princesa Elsa! Posso dizer que fazer
essa atividade fez com que eu me sentisse ainda mais admirada com a beleza e a história
dos castelos, sem contar que eu amei a experiência de poder mesclar meus passatempos
favoritos: edição de vídeos e falar sobre a França!
Foi super divertido!”
Certamente, com esta atividade a professora construiu castelos que o tempo não ruirá!
Confira o vídeo performático produzido pela aluna.



