Uso consciente das tecnologias é tema de palestra para os estudantes de Informática 31/10/2019 - 12:30

Na última terça-feira (29), o “Uso das Tecnologias no Ambiente de Trabalho e suas Implicações” foi tema da palestra ministrada aos estudantes das quatro turmas, do período da noite, do Curso Técnico em Informática do Ensino Profissional. Os estudantes, que escolheram o universo das tecnologias como profissão, foram alertados sobre os riscos à saúde e problemas psicossociais, que podem ser causados pelo uso indiscriminado das novas tecnologias e de outros equipamentos conectados na internet.

Para os especialistas, os profissionais que trabalham com a manutenção e produção de tecnologias precisam estar conscientes sobre o seu papel de preservação e de construção de um ambiente sempre favorável e seguro. “O protagonismo dos profissionais envolvidos com tecnologias deve atender aos requisitos de prevenção e manutenção da saúde física e mental dos usuários”, disse a psicóloga Roseane Bernadette, que também é mestre em Educação e conselheira técnica em Saúde Mental do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana.

A palestra também contou com as presenças da Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco, do professor Valdecir Borges do Rego, que é Coordenador do Curso de Informática no CEP, e da pedagoga responsável Mary Baki.

CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL – Para conscientizar os alunos e alunas do Curso de Informática, foram repassados dados oficiais que comprovam efeitos nocivos causados pelo mal uso das tecnologias. A conselheira técnica alertou sobre problemas de postura frente aos equipamentos, diagnósticos de depressão relacionados ao uso das tecnologias, produções e compartilhamentos de “fake news”, aumento de acidentes no trânsito em decorrência ao uso de celulares ao volante, entre outros.

“Além desses, há também problemas de ordem psicossociais e familiares causados pelo mau uso das tecnologias, especialmente entre crianças e adolescentes que passam muito tempo em frente dos celulares e, muitas vezes, preferem o isolamento à convivência com os próprios familiares”, disse a professora Sônia Casatti, do setor de Projetos do Colégio (PROCEP).

A ação é coordenada pelo PROCEP, em parceria com o Instituto Tecnologia e Dignidade Humana e tem o apoio da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (SEJU). ***

GALERIA DE IMAGENS