Tem muita poesia pelos corredores do colégio 07/08/2024 - 12:00
--
“As pessoas são como flores”. “Isso é uma mensagem, com esse sorriso tão belo?”. “Essa sou eu tentando”. “Nosso encontro é tão belo quanto a aurora boreal”. “Estou farto da falsa justiça”. “Por que é tão difícil expressar?”.
Revelações, dúvidas, inquietações, anseios, críticas, reflexões como as acima citadas fazem parte dos trabalhos em exposição nos corredores do Colégio Estadual do Paraná, ação que integra o projeto Sedução Poética, conduzido pela coordenação de Língua Portuguesa, em parceira com a Escolinha de Arte e Espanhol Celem.
São dezenas de poesias, ilustradas, para serem apreciadas e lidas com atenção. Vale a pena o contato com cada palavra.
Há textos sobre os mais diversos assuntos. Protestos contra o racismo e xenofobia, indignação diante da violência contra a mulher, romances, sonhos, bichinhos de estimação, ficção, reverências a personalidades podem ser encontrados nos versos dos estudantes dos ensinos fundamental e médio, realizadores e realizadoras dos trabalhos.
Não faltou, por exemplo, menção à crise do futebol brasileiro: “Meu pai viu Pelé e Garrincha/ meu pai, Zico e Romário/ E eu vejo essa seleção/ que me deixa com cara de otário”.
A história do coelho preto, uma homenagem a Cazuza, expressões sobre o medo, saudade, sobre o tempo que passa; o sol e a chuva... A vida em um conjunto da Cohab… Tem tudo isso e muito mais.
--