“Si tuviera tiempo escribiría un solo verso […] Si tuviera tiempo escribiría un poema sin tema” 30/05/2022 - 13:00
“Si tuviera tiempo escribiría un solo verso […]
Si tuviera tiempo escribiría un poema sin tema”
Si tivéssemos mais tempo, o que faríamos? Escreveríamos poemas? Escrever poemas, pensar nos versos, fazer rimas ou simplesmente brincar com as palavras, não é ofício exclusivo de escritores e escritoras e suas publicações de livros, porque a poesia também está presente no contexto escolar, sobretudo, no envolvimento dos/as estudantes na produção de seus próprios poemas. E claro, o compartilhar de experiências e vivências em meio ao fazer literário se faz imprescindível e esse foi o objetivo da Prática Pedagógica “Roda de Conversa: Mucho gusto” idealizada pelo Prof. Me. Gilson Rodrigo Woginski, de Língua Espanhola, organizada conjuntamente com a Prof. Elisete de Lourdes da Silveira Iunskovski, Coordenadora de Língua Espanhola, com o apoio da Divisão Educacional/CEP, Setor de Comunicação/CEP e GAA/CEP.
Essa Prática Pedagógica teve como convidada especial a Professora Doutora e Escritora peruana Gloria Kirinus, autora de vários livros, entre eles, “Si tuviera tempo”, edição bilíngue. Esse livro foi usado pelo professor Gilson Woginski para as reflexões iniciais sobre poema e poesia com os/as estudantes dos 6ºanos e 8ºanos dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Paraná, na Disciplina Curricular de Línguas Espanhola.
Ainda, a produção de poemas em outro idioma, neste caso em Espanhol, também faz parte do Projeto Sedução da Linguagem Poética organizado anualmente pela Coordenação de Língua Portuguesa do CEP e neste ano de 2022, de forma inédita, contará com a participação da Área de Língua Espanhola ofertado no Ensino Regular e extracurricular através do Centro de Línguas CELEM/CEP.
Para a escritora Gloria Kirinus, “retornar para a língua materna diante das turmas do 6º e 8º anos do Colégio Estadual do Paraná, a convite do professor Gilson Woginski, foi um momento único de recuperação de nossos afetos fundamentais da infância. A cada pergunta dos alunos, eu me reportava a cenas e cenários de um tempo intenso de vivências. Como escritora de livros de Literatura Infantil e Juvenil bilíngue, fiquei muito feliz ao constatar leitores do meu livro "Se tivesse tempo/Si tuviera tiempo”. Leitura chama Leitura. E o prazer de escrever provoca a dança das palavras em forma de Literatura. Não duvido que em breve terei colegas da palavra entre os alunos presentes. O Brasil está rodeado de países que falam espanhol. Uma língua estrangeira sempre aguça a nível de sonoridade, imagem e significado a singularidade da própria língua. Este movimento entre a língua materna e a língua do país vizinho, promove não apenas a compreensão das diferenças, mas também uma ampliação de saberes e profundas reflexões sobre a fraternidade dos povos”.
Acompanharam a realização da referida Prática Pedagógica a Coordenadora de Língua Espanhola e as Pedagogas das turmas dos 6ºanos e 8ºanos, que manifestaram seu relato:
“Os encontros quando há trocas são sempre muito fecundos e a iniciativa do professor Gilson Woginski foi uma prova disso, trazer a poeta Glória Kirinus para esse contato direto dos estudantes com a autora de “Si tuviera tiempo”, obra trabalhada em sala de aula, foi uma troca muito fecunda. A conversa permeou desde expressões idiomática, possíveis confusões que podem ocorrer devido a falta de conhecimento da escrita e o significados das palavras e até mesmo da cultura do outro, Kirinus nos contou que no Peru não chove nunca e que ela chegou ao Brasil em meio a um período de muitas chuvas e enchentes e desta experiência inusitada ,para ela, surge um dos seus primeiros poemas, trazendo para essa conversa elementos de contrastes culturais que nos ajudam entender como pensam e sentem o outro e a riqueza do fazer poético e que todos podemos ser poetas se aprendermos a olhar o mundo. Os alunos participaram com entusiasmo trazendo as suas curiosidades a respeito do ser escritora, do fazer poesia e até mesmo se ela tinha mais dificuldades na oralidade ou na escrita, todos esses questionamentos são na verdade coisas que permeiam as suas cabeças quando vão produzir seus textos , e as resposta da autora coloca a escritora de muitos livros com reconhecimento da academia ao mesmo pé de igualdade nas facilidades e dificuldades com as palavras, foi uma experiência de encher o coração de qualquer professor. A importância de proporcionar aos alunos uma experiência como essa é motivadora e inesquecível e que venham os novos e novas poetas nascidos desse encontro” (Elisete de Lourdes da Silveira Iunskovski, Coordenadora de Língua Espanhola).
“As aulas de língua espanhola no CEP oportunizaram aos estudantes dos 6°anos outro momento especial, onde os pequenos anjinhos praticaram o aprendizado da comunicação espanhola na companhia da professora e escritora Gloria Kirinus, que com muita majestade compartilhou conhecimento de incentivo ao adolescente poeta a partir da inspiração natural, singela e própria de cada estudante-escritor. Foi um momento rico e de partilha de saber esplêndido com os sextos anos! Parabéns ao professor Gilson Woginski, que com excelente planejamento e magnitude do alcance de seu ensino estimula e, como regente, acompanha os pequenos anjinhos na elaboração de poemas na língua espanhola, de modo a implementar em suas aulas a prática da língua espanhola” (Priscila Ferreira Campos Cabrera, Pedagoga 6ºA, 6ºB e 6ºC).
“Ah, que experiência gratificante termos participado da Roda de Conversa com a escritora Gloria Mercedes Valdivia de Kirinus! A escritora/professora mexeu com o nosso imaginário, declamou poesias, tratou da língua espanhola e portuguesa, além de ter intercomunicação entre as disciplinas de geografia e línguas ao comentar de questões de clima do Peru e do Nordeste, citou sobre o escritor Graciliano Ramos no livro consagrado "Vidas Secas" e apontou também para a escritora Cecília Meireles, tão importante para o repertório cultural da escritora. Ela nos indica, quer escrever? Leia muito! O batepapo contou com as experiências da sua própria vida, da infância que se entrelaçaram entre as poesias citadas. Os estudantes foram atendidos em suas perguntas e refletiram também temas tão importantes como: a mulher como escritora, a luta da mulher ainda hoje na questão do trabalho. A importância dos futuros escritores serem autênticos, não terem vergonha de se expressarem e não terem medo de exporem sua própria vida em palavras. A autora incentivou a questão da leitura, provocou o imaginário e incentivou a leitura infanto adulto juvenil. Amamos a atividade, pois esse tipo de atividade motiva os alunos a estudarem, relaciona o que se estuda em sala com a própria vida, além de tocar a alma, trazendo contentamento e provocando diversos sentimentos. Viajamos no tempo com sua obra “Si tuviera tiempo”. A escritora ao ouvir uma pergunta de uma aluna, relatou sobre o tempo "Chronos" e o tempo "Kairós", tempo do relógio e tempo de qualidade vivido. Também deu exemplo do "tempo" na cultura dos povos guaranis. Parabéns pela excelente apresentação e interação com nossos alunos, assim também se aprende, e muito!” (Marisa Alameida Araujo Wagner, Pedagoga 8ºA e 8ºB).
“A iniciativa de proporcionar uma conversa dirigida com a escritora peruana Glória Kirinus, de literatura infanto-juvenil, oportunizou aos estudantes um momento de aproximação com o idioma de forma mais descontraída e ao mesmo tempo, bastante significativa. Ampliar a experiência do conhecimento, para além da sala de aula enriquece trabalho pedagógico e reforça a motivação para os estudos. Estudantes ouviram com atenção a explanação sobre a história da escritora e suas principais obras, sentiram-se "importantes" pois estavam interagindo diretamente com uma "celebridade" e perceberam o quanto o conhecimento melhora nossa auto-estima e possibilita novos olhares sobre o mundo e a vida. Que possamos incentivar práticas pedagógicas dessa natureza, pois a escola se renova e avança na medida em que se desafia a inovar, aperfeiçoando-se continuamente”, (Midiã Monica de Oliveira Cruz, Pedagoga 8ºC e 8ºD).
Direção Geral
Coordenação de Língua Espanhola
cepcom


































