"Seducción del Lenguaje Poético" se consolida como atividade da área de Língua Espanhola 13/11/2025 - 08:38
--
O “Seducción del Lenguaje Poético”, versão da área de Língua Espanhola do tradicional “Sedução da Linguagem Poética” (projeto promovido pela área de Língua Portuguesa, em parceria com a Escolinha de Arte), teve recentemente um dos momentos mais aguardados pela comunidade escolar: a declamação de poemas.
O evento ocorreu na noite de 21 de outubro, no Salão Nobre. Estudantes tanto do curso de Espanhol do Centro de Línguas (Celem) como de turmas do ensino regular se engajaram na atividade. Houve também declamação de poemas na Língua Francesa.
Em 4 de novembro último, os poemas e livros do “Seducción del Lenguaje Poético” foram apresentados na II Mostra de Conhecimentos do CEP, despertando curiosidade, sensibilidade e inspirando estudantes para futuras participações.
HISTÓRICO DO “SEDUCCIÓN DEL LENGUAJE POÉTICO
“¿Te gusta la poesía? ¿Has escrito algún poema? ¿Qué te parece escribir un poema en Español?”
Alguns estudantes curiosos e desconfiados outros interessados, logo começaram a folhear os livros procurando poemas de interesse ou os próprios já publicados.
Em 2022, a área de Língua Espanhola do Colégio Estadual do Paraná integrou-se ao Sedução da Linguagem Poética, idealizado em 1999 pela Coordenação de Língua Portuguesa.
“O objetivo tem sido o desenvolver da competência comunicativa, linguística e intercultural dos estudantes, por meio da análise, interpretação, produção e declamação de poemas em Língua Espanhola, promovendo a sensibilidade estética, o aprofundamento lexical e gramatical, e a valorização das diversas manifestações literárias e culturais”, afirma o professor Gilson Rodrigo Woginski.
Ele informa que aderiu ao projeto já em 2022. Agora em 2025, conta que proporcionou experiências a partir das manifestações literárias em Língua Espanhola tanto na turma 3ªA do ensino médio como nas turmas de nível 1 (1ºC e 1ºD) do Curso de Espanhol do Celem.
“A metodologia se fundamentou em aula expositiva dialogada com interação visando inicialmente a sensibilização para o projeto sendo usados poemas para tratar da infraestrutura textual e características como rimas, jogo de palavras, repetições, escolhas lexicais, efeitos de sentido e entonações”, explica o docente. São cumpridas etapas como produção escrita, ilustração plástica, exposição no varal de poesias, concurso de declamação de poesias e lançamento de livro impresso.
ADESÃO
Números indicam a adesão crescente dos e das estudantes. Em 2022, foram 28 poemas e três declamações); em 2023, 34 poemas e 12 declamações; em 2024, um total de 26 poemas e 23 declamações. Já em 2025 foram 26 poemas e 41 declamações.
“Além disso”, sublinha o professor Gilson, “é possível afirmar que o uso de textos literários nas aulas de língua estrangeira também contribui para a construção do conhecimento linguístico e intercultural”.
Para o docente, integrante da coordenação do Celem, “o uso da literatura reafirma a importância de que estudantes tenham acesso a esses textos porque são produções concebidas em contextos sociais (aspectos culturais, linguísticos e filosóficos), contribuindo para as aulas, superando aulas gramaticais, e desenvolvendo o senso crítico, a sensibilidade e a formação de leitores e declamadores em Espanhol”.
Há desafios, mas são enfrentados, garante o professor. “Os desafios, geralmente iniciais (não ter hábito de leitura ou apreciar poemas ou escrevê-los) pouco a pouco são superados quando há engajamento, planejamento e dedicação possibilitando aprimorar habilidades necessárias.”
INSCRIÇÕES ABERTAS
O Celem está com as inscrições abertas até 30 de novembro para os cursos de nível 1 (iniciantes), para o ano letivo de 2026 (aulas de fevereiro a julho).
São ofertados cursos de Alemão, Espanhol, Francês e Japonês.
Clique aqui para acessar o edital e o link de inscrição.


















































