Roda de conversa destaca importância da cultura para o aprendizado de línguas 11/10/2024 - 11:00

--

Aprender uma nova língua requer não apenas o domínio de elementos gramaticais, fonéticos, fonológicos e lexicais. É fundamental também a apropriação de elementos culturais.

Essa foi uma das mensagens que a professora Cláudia Cristina Ferreira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), transmitiu a estudantes do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná, em roda de conversa remota realizada no último dia 2.

A atividade  - intitulada “Pedra no caminho, quebra galho ou chave mestra? Apontamentos sobre matizes culturais no ensino de línguas” - envolveu as turmas 3ªE e 3ªF.

Do Salão Nobre, os e as estudantes interagiram por meio da plataforma GoogleMeet com a professora, doutora em Estudos da Linguagem.

“Foi um momento especial para abordar questões relacionadas ao ensino de línguas sob o viés de matizes culturais. Essa oportunidade proporcionou interação e troca de conhecimentos, possibilitando a ponte necessária entre educação básica e ensino superior”, pontua a docente. "Além de sermos bilíngues também se faz necessário sermos biculturais, visto que língua e cultura são como duas faces da mesma moeda, tal como possuem uma relação em espelho, onde uma reflete a outra”, frisa.

Os e as estudantes consideraram a atividade enriquecedora.

Caso de Ana Clara Salgado Costa Lopes, 3ªF. “A roda de conversa foi interessante, principalmente a parte sobre os diferentes componentes necessários para entender a língua. Os textos e as imagens complementares usados pela professora Cláudia, de diferentes culturas (como as roupas), foram úteis, como o caso dos textos do escritor uruguaio Eduardo Galeano”, avalia.

Momento importante também definiu Manoela Rodrigues Sancho, da 3ªE. “A professora Cláudia foi extremamente adorável. Quando ela começou falando apenas em espanhol eu esperava apenas isso, esse enriquecimento a mais da língua. O tempo foi passando e mais ela trazia informações sobre outras culturas e outros países, não necessariamente hispanohablantes”, afirma. “Gostaria muito de ter mais experiências como essa num futuro próximo, pois conversar com pessoas tão interessantes e estudadas como a professora e pesquisadora convidada é revigorante."

A roda de conversa foi proposta e promovida pelo professor de Língua Espanhola, do CEP, Gilson Rodrigo Woginski.

Em relato – clique aqui para acessar o texto – o professor explica sobre fundamentação e objetivos da atividade .

--

GALERIA DE IMAGENS

  • roda_de_conversa_professora_UEL_2out2024
    roda_de_conversa_professora_UEL_2out2024
    roda_de_conversa_professora_UEL_2out2024
    roda_de_conversa_professora_UEL_2out2024
    roda_de_conversa_professora_UEL_2out2024
    roda_de_conversa_professora_UEL_2out2024
    roda_de_conversa_professora_UEL_2out2024
    roda_de_conversa_professora_UEL_2out2024