Projeto traduz a vida e as obras de Machado de Assis para linguagem audiovisual 27/11/2019 - 12:30

A vida e as obras de Machado de Assis estão em destaque no projeto “Machado 180”, que comemora o aniversário do grande escritor brasileiro. A ação traduz parte do seu importante legado literário para a linguagem do cinema, do teatro e das artes visuais, além de promover o debate crítico de seus romances mais conhecidos no mundo.

Nesta semana, os alunos e alunas do Colégio Estadual do Paraná (CEP) se reuniram para discutir a obra Dom Casmurro, na perspectiva da produção da minissérie “Capitu”, realizada para a televisão. “Acredito que esse seja o mais importante romance de Machado de Assis, que traz a polêmica da dúvida sobre a traição praticada pela instigante personagem Capitu”, disse a Mediadora de Leitura Juliane Solto.

Rodrigo Hayalla, que participa do projeto como produtor, explica que, nesta fase chamada “Machado Revisto e Ampliado”, os estudantes são motivados a fazerem a leitura da obra, para durante o debate também observarem o romance contado do ponto de vista de outras linguagens. “O projeto inclui 180 ações com objetivos de incentivar a leitura e trazer o autor cada vez mais perto da realidade dos estudantes”, concluiu.

A ação é feita em parceria com o setor de Projetos do Colégio (Procep). A iniciativa partiu da professora Márcia Lanzarini, da disciplina de Língua Portuguesa. O início dos trabalhos nesta terça-feira (26) também foi acompanhado pela Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco.

Vídeo:

***

GALERIA DE IMAGENS