Programa promove incentivo à leitura pela Contação de Histórias do CEP 01/10/2019 - 16:30

De repente, no meio de uma aula, você pode ser surpreendido por uma turma animada, com música, dança e muitas histórias. Se isso acontecer, saiba que você já está participando de uma sessão de Contacão de Histórias, uma ação desenvolvida para incentivar à leitura por meio de pesquisas sobre o Colégio Estadual do Paraná (CEP). A atividade também acontece em locais públicos, onde a trajetória da instituição mais antiga do Estado é apresentada por estudantes e participantes da oficina de teatro narrativo.

A ação faz parte do projeto Pertencep, que desenvolve a história e o pertencimento da comunidade estudantil, pela divulgação da memória material e imaterial do CEP. “É uma proposta feita com parcerias na escola, que parte da coleta de informações resgatadas do acervo, para compor as narrativas que são levadas de forma lúdica ao público dentro e fora do Colégio”, disse a professora Priscila Angélica Santos, coordenadora do Pertencep.

No momento, estão sendo contadas as histórias baseadas nas pesquisas que resultaram na criação da primeira revista de história do CEP em quadrinhos. O texto foi adaptado para a linguagem oral. “Envolvemos neste momento todos os estudantes dos 6°s aos 9° anos, com atividades desenvolvidas pelo menos uma vez a cada mês”, explicou Priscila.

O programa conta com a parceria da Coordenação do Ensino Fundamental, professores da Língua Portuguesa e do Centro de Memória do CEP.

MEMORIAL ÁRABE – A última apresentação da trupe aconteceu na última quarta-feira (25), no Memorial Árabe de Curitiba, que recebe o nome do poeta Gibran Khalil Gibran. Para contar as histórias, participam atores e estudantes, entre eles: Luciana Mammus, Maria Eduarda Rodrigues de Mello e Alan São João. Até o fim deste ano letivo, outras apresentações estão na agenda da programação.

Em etapas posteriores, serão também abordados temas de pesquisas sobre o patrimônio histórico do CEP, além de outras histórias contadas na informalidade. Estão previstas, por exemplo, as contações de lendas e fatos que marcaram a trajetória do Colégio, que neste ano completou 173 anos de existência.

***

GALERIA DE IMAGENS