Professora é inspiração para estudantes do Colégio Estadual do Paraná 20/02/2019 - 08:50
Desde que se consagrou campeã mundial de futsal no torneio realizado na Catalunha (Espanha), em 2017, a professora Daniely de Quadros, 35 anos, tornou-se uma inspiração para as estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP). Na ocasião, a “profe Dany”, como é chamada por suas alunas, atuou como auxiliar técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futsal´, da Associação Mundial de Futebol de Salão (AMF), .
“Foi um momento único e de muita comemoração depois de um intensivo trabalho feito dentro e fora das quadras”, disse a jovem técnica que, neste ano, vai dirigir a equipe brasileira de futsal feminina sub-20 da AMF. Além disso, Dany também mantém um bom diálogo com integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira Masculina de Futsal AMF.
Ela contou que, ainda na fase preparatória de jogos do mundial, foi assediada pela imprensa local para falar sobre sua condição de ser a única mulher da comissão técnica do grupo brasileiro. “Fiquei surpresa com a informação que a imprensa tinha considerado relevante, uma vez que nem tinha me dado conta disso”, disse a esportista que começou sua carreira treinando em escolas públicas de Curitiba.
A sua história se confunde com a do Colégio Estadual do Paraná, instituição de ensino mais antiga do Estado, fundada em 1846. Nesse colégio, onde é atualmente professora, ela também foi estudante e, por diversas vezes, vestiu a camisa do CEP como atleta em diferentes modalidades. No momento, está à frente de um projeto pedagógico esportivo que envolve as estudantes em diversas categorias do futsal.
“Trabalhamos com meninas de todas as idades, difundindo as regras e a fundamentação do futsal, que são colocadas em práticas em uma excelente infraestrutura ofertada na escola”, garantiu. Como resultado desse trabalho, a equipe sub-14 do CEP tornou-se campeã paranaense dos Jogos Escolares em 2018, e representou o Estado no torneio brasileiro realizado em Natal, no Rio Grande do Norte.
Daniely revelou que o segredo para se chegar a vitória passa pela aplicação de uma estratégia eficiente, pensada a partir do potencial de cada atleta em busca da melhor performance nas partidas, mesmo quando a equipe adversária vem de uma trajetória com muitos títulos. “Buscamos driblar as desvantagens e focar em nossa eficiência, estudando as oponentes para vencer com técnica e aproveitando as habilidades de nossas atletas”, disse.
O SEGREDO DO SUCESSO – Além de ser orgulho para toda comunidade estudantil do CEP, a conquista do mundial trouxe inspiração para as estudantes que praticam o futsal e buscam pelo sonho da consagração profissional, de conquista de medalhas e de participações em competições nacionais e internacionais. Mas a professora explica que a conquista dos objetivos passa necessariamente pela dedicação aos estudos e muita disciplina.
“Não existe uma receita de sucesso, o que se tem é muito aprendizado, trabalho, suor e treinamento, além de uma atenção especial para cultivar bons hábitos e ter sempre uma alimentação saudável”, garante. “Todos querem chegar lá, mas é preciso compreender que a realização profissional vem da alegria e da disposição de realizarmos diariamente o nosso trabalho”, acrescentou.
A professora afirmou que a educação esportiva vai além das vitórias nas competições. Para ela, é de fundamental importância tornar o futsal um esporte cada vez mais popular nas escolas, em especial entre as meninas, sem deixar de se preocupar com a formação a transformação social. “As atividades esportivas desenvolvem em nossos estudantes mais confiança, autoestima e segurança para enfrentar e superar as dificuldades, tornando nossas atletas vencedoras em todas as etapas de suas vidas”, concluiu.