Professora da UFSCar ministra aula aberta no Auditório Bento Mossurunga do CEP 26/04/2024 - 15:53

Nesta quarta-feira, 24 de abril, no período da tarde tivemos uma aula aberta para estudantes do Curso Técnico em Teatro do CEP, em conjunto com estudantes de mestrado e doutorado da disciplina de Discurso e Performance na Educação, orientado pela Professora Drª Michelle Bocchi Gonçalves, da Linha de Pesquisa - LICorEs - Linguagem, Corpo e Estética na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, em uma importante parceria entre o CEP com o Labelit - Laboratório de Estudos da Educação, Linguagem e Teatralidades da UFPR/CNPq e a Diálogos - Rede Internacional de Pesquisa. Também esteve presente a Dra. Cristiane Wosniak, que é Coordenadora da linha de pesquisa LiCorEs do PPGE-UFPR.

Recebemos neste dia a Professora Pesquisadora da UFSCAR, a Drª Lúcia Lombardi, referência no Brasil nos estudos da Pedagogia do Teatro, Corpo e Movimento, Corpo na Educação, Teatro para Bebês e Formação Estética na Pedagogia. Para esta aula aberta, a Professora Lúcia propôs uma Conversa - Ação, intitulada - Corpo e Educação: práticas, teorias, processos que mobilizou os corpos presentes a construir uma narrativa histórica sobre o corpo que se coloca como ensinante e aprendente, através da técnica estética da lembrança, da busca pela memória do corpo com disparadores em forma de perguntas e imagens.

A interação e imersão do público presente abriu possibilidades para o intercâmbio entre estudantes da educação básica e estudantes da pós-graduação. Isso se refletiu na fala da estudante Maria Vitória do Técnico em Teatro do CEP, que observou a necessidade de abrirmos espaços na escola para pensarmos no corpo que ensina, e no corpo que apreende o conhecimento. Surgiu assim algumas perguntas norteadoras, com que corpo eu ensino? Para que corpo eu ensino? Com que corpo eu aprendo?

Abrimos com esta parceria uma das possibilidades de ampliar o repertório de estudantes da educação básica, com relação a dimensão expandida da pesquisa em arte, e na visão de que o espaço entre a escola e a universidade exige a compreensão da construção do conhecimento, e de aproximações em formatos de parcerias colaborativas entre níveis diferentes de ensino.

Aulas como esta são eixos de aproximação de estudantes e docentes da educação básica com estudantes e docentes da universidade, na construção de sentidos favoráveis de novos caminhos para o compartilhamento de informações e conhecimentos, bem como, criar pontes de diálogos, na formação estética de estudantes e docentes, a fim de colaborar com a compreensão conceitual, atitudinal e procedimental da(s) prática(s), do ensino e da aprendizagem, em especial na formação artística e cultural de estudantes.

Labcep/CEPCOM

Profª Drª Adriana Teles

GALERIA DE IMAGENS