Pertencimento e memória são cultivados no Encontro de Contadores de Histórias 31/10/2019 - 08:16
De 23 a 25 de outubro, a semana foi de muita contação de histórias nas unidades de atendimento do Colégio Estadual do Paraná (CEP). A ação coordenada pelo Pertencep, que desenvolve a história e o pertencimento da comunidade estudantil pela divulgação da memória material e imaterial do Colégio, foi apresentada aos estudantes nas unidades de atendimento do CEP-Tiradentes, CEP-Amâncio e também no CEP-CEP.
A atividade está relacionada com a formação de leitores e busca preservar o patrimônio imaterial pela divulgação de narrativas, que provocam o imaginário dos estudantes, além de divulgar histórias relacionadas com a memória do CEP.
“É uma ideia que me acompanha há tempos, e, que neste ano, pudemos concretizar de maneira mais efetiva, promovendo o pertencimento e acreditando na oralidade das histórias como forma de nos mantermos unidos e de preservar a nossa memória”, disse a Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco, que também acompanhou a atividade.
Este foi o II Encontro de Contação de Histórias do CEP, que conta também com a parceria da Biblioteca do CEP, Coordenação de Língua Portuguesa, Coordenação do Ensino Fundamental, setor de Projetos do Colégio (Procep), Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do CEP (CELEM); e Comunicação (CEPCOM).
ERA UMA VEZ... - Os alunos e alunas mergulharam em aventuras incríveis dos personagens. Foram realizadas performances por dez contadores de histórias, que narraram contos de uma maneira envolvente e emocionante. “São pessoas que representam o patrimônio imaterial da nossa cidade, com um importante papel nos programas de oralidades e disseminação de nossas memórias”, disse a professora Priscila Angélica Santos, do Pertencep.
Na sexta-feira (25), participou o ator Carlos Daitshman, um dos mais conhecidos contadores de histórias da capital paranaense. Ele revelou que também foi estudante do Colégio Estadual do Paraná, na década de 70, e entrou na cena já entoando o Hino do CEP, acompanhado pelos alunos e alunas que estavam na plateia.
O projeto também recebe apoio da Fundação Cultural de Curitiba; Biblioteca Miguel de Cervantes; Instituto Dom MIguel; Biblioteca Municipal Scharffenberg de Quadros (S.J.dos Pinhais); e Biblioteca Pública de Pinhais. Confira também a ficha técnica dos contadores deste II Encontro de Contadores de Histórias no CEP (foto 8).
***
Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa