Peças em cerâmica e porcelana são personalizadas com decalques 20/05/2019 - 15:30
As peças em cerâmica produzidas por estudantes no Modulado de Modelagem em Argila, que ganham cores no Modulado de Pintura em Cerâmica, podem também ganhar acabamento no Modulado de Decalque em Cerâmica e Porcelana, que ensina a enfeitar objetos esmaltados usados como utilitários, ornamentos ou peças de decoração.
Todo processo é ensinado na Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná (CEP), onde os aprendizes são acompanhados e orientados pela professora Kátia Leilane Grisbach. “Os alunos e alunas chegam com uma ideia na cabeça e entusiasmados para tornar seus desenhos em algo concreto sobre a superfície do objeto de uso pessoal”, afirmou a professora.
Ela conta que as peças podem ser reutilizadas de outros modulados ou adquiridas no comércio. Tudo começa com a apresentação dos materiais usados para fazer o decalque.
“São folhas de um papel especial, com cobertura de tintas específicas para a colagem, que depois de recortada e umedecida na água fica fácil de separar do papel e aderir o pedaço colante na superfície da porcelana”, explicou.
Antes disso, afirmou Kátia, são transmitidos aos estudantes algumas noções de proporcionalidade, composição de cores e recortes da folha especia. “Com lápis e borracha, deixo inicialmente os aprendizes trabalharem a criatividade, para depois de pronto, transferir pela técnica do espelhamento o desenho para a parte de trás da folha que será recortada”, disse.
Na sequência, com uso cuidadoso de tesouras e estiletes são feitos os recortes, respeitando os detalhes que precisam ser separados para dar a noção espacial ao desenho.
RECORTE E FUSÃO – A próxima etapa será a colagem propriamente dita. Para isso, os pedaços de papel precisam ficar mergulhados em água para desprender da face colante. “Esta fase é bem parecida com os decalques que vem na embalagem de chicletes comprados no comércio, como aqueles que precisam ser umedecidos para realizar a transferência do desenho sobre alguma superfície”, lembrou Kátia.
No caso do decalque em porcelana, é necessário fazer com o dedo uma leve pressão sobre o papel para eliminar eventuais excessos de água ou a formação de bolhas. Dessa forma, cuidadosamente vai fixando cada pedaços para formar por completo a figura/desenho sobre a peça.
A fusão na peça é conseguida em forno de alta temperatura, ligado para atingir 765°C. Como já explicado nos cursos anteriores, a manipulação de fornos é uma tarefa que, também neste modulado, é executada apenas por professores responsáveis.
Dessa forma, desenhos e figuras se fixam definitivamente na peça esmaltada, que pode então ser higienizada sem preocupação de perder a forma e o colorido dos desenhos.
A aluna Isabel Anderson, 12 anos, do 8° ano do Ensino Fundamental, que participa do curso contou que já decorou canecas, pingentes, pratos e outros objetos. “Neste momento estou terminando de decorar este prato com desenhos de rosas, mas já estou com novas ideias para o próximo objeto”, concluiu.
Quer saber mais sobre o Modulado de Decalque em Cerâmica e Porcelana, acesse: MODULADOS E INSCRIÇÕES
***