Observatório Astronômico registra passagem de cometa do tipo Halley 14/06/2024 - 14:41

--

A equipe do Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná (Oacep) fez recentemente um registro histórico: o da passagem do Cometa 12P/Pons-Brooks.

Trata-se de um cometa com período orbital de 71 anos. Cometas com um período orbital de 20 a 200 anos são referidos como cometas tipo Halley, explica o Oacep.

O primeiro registro foi feito na noite de 19 de abril, pelo estudante do terceiro ano do ensino médio Erán Martínez Ramos. O registro do cometa foi feito durante sua última passagem próximo ao Sol, acoplando-se celular ao telescópio principal do Observatório Astronômico.

O estudante, orientado pelos professores do Complexo de Astronomia do colégio, participava nessa noite de um acampamento na companhia de outros 11 estudantes da Equipe de Ciência Espaciais Longe Lateqve (Ceell).

O grupo passou aquele final de semana no Observatório participando do Lunathon, evento em que os alunos programam sensores capazes de coletar dados na superfície da Lua, pelo Programa Artemis, da Nasa, a agência governo dos Estados Unidos de exploração espacial (programa pelo qual a Nasa levará os próximos seres humanos para a Lua).

De quebra, durante esse evento os alunos obtiveram o inédito registro do  Cometa 12P/Pons-Brooks.

Dias depois, na noite de 26 de abril, o professor Amauri J. L. Pereira, coordenador do Oacep, também conseguiu obter um registro do cometa.

Dentre todos os registros, o que obteve a imagem mais nítida foi a capturada pelo astrofotógrafo Fabiano Belisário Diniz, membro do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná (Cacep), no dia 1º de maio.

SOBRE O  COMETA 12P/PONS-BROOKS

O Cometa 12P/Pons-Brooks é um dos cometas periódicos conhecidos mais brilhantes, alcançando uma magnitude visual absoluta de cerca de 5, em sua aproximação ao periélio (ponto de órbita).

Por seu aspecto aparente, o cometa é comumente chamado de “Cometa Diabo”, pelas suas duas caldas partindo do coma central o qual envolve o núcleo do cometa, e que lhe dão semelhança a “chifres”. Isso se revelou em fotos feitas no hemisfério norte, em outubro de 2023. No entanto, nos registros feitos pelo Oacep, essa característica não foi verificada.

--

GALERIA DE IMAGENS

  • cometa_do_tipo_hallet_oacep
    cometa_do_tipo_hallet_oacep
    cometa_do_tipo_hallet_oacep
    cometa_do_tipo_hallet_oacep