O tema "bullying" tratado de forma pedagógica vira radionovela no CEP 28/05/2019 - 12:00
Começou nesta segunda-feira (27) uma programação pedagógica especial sobre “bullying”. O objetivo da ação, que ocorrerá ao longo de duas semanas, é tratar do assunto de forma preventiva, buscando evitar a prática e identificar possíveis sintomas e manifestações no ambiente escolar. Neste primeiro momento, estarão envolvidos os estudantes dos 7° anos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Paraná (CEP).
“Os trabalhos são baseados nos contos da literatura brasileira que possibilitam a interpretação de textos e a preparação de tarefas que resultam na produção de radionovelas, as quais serão compartilhadas entre todos”, explicou a professora Vívian Célia Brunnquell, coordenadora do Ensino Fundamental.
As atividades já começaram em sala de aula com orientações de residentes do curso de formação pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Partimos da leitura dos contos propostos para, dessa forma, identificar o bullying em comportamentos de personagens que fazem parte da narrativa das histórias”, disse a residente Michele Cristina Brites.
Nas primeiras atividades, os alunos e alunas recebem os textos: “A terra dos meninos pelados”, de Graciliano Ramos; e “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector. “São histórias que possibilitam aos estudantes identificar personagens que se sentem diferentes em seu meio de convivência, em decorrência de suas condições físicas ou outras causas”, afirmou a residente Pâmela Roberta da Luz.
Ao todo, serão 10 aulas com apoio de livros didáticos e orientações para as tarefas que vão resultar na produção de textos e da radionovela (em formato de áudio conto). Ao final, os estudantes apresentam os resultados da produção, em evento previsto para acontecer até o dia 10 de junho, no hall de entrada do Colégio Estadual do Paraná (CEP-CEP).
***