Na telona: estudantes de Áudio e Vídeo exibem suas obras na Cinemateca 07/04/2022 - 11:45
Na telona: estudantes de Áudio e Vídeo exibem suas obras na Cinemateca
Todo trabalho cultural só se completa quando é compartilhado com o público.
Pois foi essa a experiência vivenciada por uma turma do curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Estadual do Paraná.
No último dia 30, os curtas-metragens produzidos pelos formados no final de 2021 foram exibidos em um dos espaços cinematográficos mais nobres do país – a Cinemateca de Curitiba.
A sessão foi promovida por meio de uma parceria entre o CEP e o equipamento público municipal, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba.
Por precaução sanitária (prevenção à covid-19), o evento foi restrito a convidados previamente confirmados.
Participaram, assim, os formados e amigos e familiares, e ainda as turmas que estão cursando o Técnico em Produção de Áudio e Vídeo neste primeiro semestre letivo de 2022.
“É muito simbólico e muito importante vocês estarem aqui, neste espaço público, histórico, que é a Cinemateca”, ressaltou o professor André Barroso, coordenador do curso.
Satisfação acompanhada pelos estudantes – tanto da turma já formada, a exibir sua arte fruto do conhecimento construído em sua trajetória de estudantes de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo,como das outras duas, com as aulas em andamento neste ano.
Foram exibidos cinco curtas-metragens, feitos como trabalho de conclusão de curso por cinco grupos diferentes.
O primeiro foi “Memórias de um verão que passou”, um ficcional que aborda amizade, relacionamento amoroso, conflitos e desentendimentos na transição da adolescência para a juventude.
Em seguida, foi exibido outro ficcional, “4/5 fases”. O curta aborda o sentimento de culpa de um rapaz, pela morte de sua namorada, peso esse na consciência que o impede de completar as cinco fases do luto.
Na sequência, vieram documentários, começando por “Colapsul” - na verdade uma obra híbrida, entre documentário e videoclipe, sobre dependência química de crack e de outras drogas.
Depois, “Surdos sim, calados, nunca”, sobre a luta da população surda em se expressar em língua própria.
Por fim, “Um dia de cada vez”, sobre a rotina de educadores em escola de ensino especial.
Terminadas as projeções, os formados bateram um papo com a plateia. Responderam perguntas sobre processo criativo, etapas da produção e planos para daqui para frente.
Todos os grupos pretendem ampliar a difusão de seus trabalhos, inscrevendo os curtas em mostras e festivais, ou mesmo promovendo sessões em espaços alternativos.
Ainda durante à noite, a turma que cursa do segundo período realizou um exercício prático, ao fazer a cobertura do evento, a ser transformada em um piloto de podcast.
O curso de Técnico em Produção e Áudio e Vídeo do CEP completa 15 anos em 2022. É oferecido na modalidade subsequente ao ensino médio, no período noturno.
Gratuito, tem dois semestres letivos de duração.
Texto: Wagner de Moura Aragão
DIREÇÃO GERAL
COORDENAÇÃO PAV
CEPCOM




















