#MundoSemBullying, do Ministério Público, chega ao CEP e reforça compromisso da escola no enfrentamento do problema 11/11/2025 - 19:52
--
O Colégio Estadual do Paraná é uma das escolas contempladas com a Campanha #MundoSemBullying, do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR).
Na última semana (na quinta, dia 6), integrantes do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação do MP-PR estiveram no CEP ministrando palestra e conversando com os e as estudantes.
“A campanha é uma ação integrada de conscientização voltada à prevenção e ao enfrentamento do bullying e do cyberbullying no ambiente escolar”, informa o Ministério Público.
No encontro, promove-se a reflexão sobre os impactos emocionais e sociais do bullying, são estimuladas atitudes de respeito e empatia e apresentados os canais de proteção disponíveis e discutir a responsabilização dos autores dessas práticas.
“A iniciativa integra as mobilizações em alusão ao Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, instituído pela Unesco na primeira quinta-feira de novembro. A atuação preventiva e educativa do Ministério Público do Paraná busca assegurar o direito fundamental à educação em um ambiente seguro e surge diante do crescente número de registros de situações de bullying em escolas”, sublinha texto de divulgação da campanha.
O MP-PR ressalta que, de acordo com a pesquisa “Escola que protege! Dados sobre bullying e cyberbullying”, do Ministério da Educação, 39,1% dos estudantes de 13 a 17 anos, de escolas públicas e particulares, relataram ter se sentido humilhados por provocações de colegas ao menos uma vez nos 30 dias anteriores à realização do levantamento.
“Ainda segundo o estudo, entre as meninas, o índice é mais elevado: 43,7% relataram ter sido vítimas, contra 34,4% dos meninos. Entre os adolescentes LGBTQIA+, as situações de bullying são ainda mais frequentes: 90% sofreram agressões verbais, 34% foram vítimas de violência física e 69% afirmaram que, ao procurar a escola para relatar os fatos, consideraram a resposta pouco ou nada eficaz”, relata o MP-PR.
OUTRAS AÇÕES NO CEP
A prevenção e o combate ao bullying e ao cyberbullying (quando a prática se dá por mídias digitais) estão incorporadas à rotina pedagógica do CEP. Mas, para além do cotidiano, com regularidade eventos sobre o tema são realizados.
Em outubro, por exemplo, o “mOvECEP – Ciclo de Palestras do Colégio Estadual do Paraná” promoveu a palestra “Cyberbullying e bullyng: entendendo, prevenindo e enfrentando”.
A palestra foi ministrada por integrantes do projeto de extensão Letramento e Educação Midiática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFPR), sob liderança da jornalista, professora e pesquisadora Elza Aparecida de Oliveira Filha, coordenadora do projeto (relembre aqui).
Os impactos da cultura digital na sociedade têm sido objeto de trabalhos aplicados com o ensino médio noturno, por meio de projeto de estágio em Psicologia Escolar, desenvolvido por acadêmicas de Psicologia, da Universidade Tuiuti do Paraná.
São encontros desde setembro. Entre eles, uma roda de conversa sobre o uso consciente de redes sociais digitais (relembre aqui).
PARA SABER MAIS
--

























