Mostra do Dancep recebe inscrições de escolas, grupos e artistas independentes 23/05/2023 - 21:29

-

Estão abertas a escolas, grupos e artistas independentes as inscrições para o 5° Seminário e Mostra de Dança Dancep 2023.

Com o título “Vozes de mulheres na e da arte”, o evento - que inclui programação de mesas de debates e workshops - vai ocorrer nos dias 22 e 23 de junho, no Colégio Estadual do Paraná.

As inscrições, lançadas em 20 de maio, ficam abertas até dia 10 de junho.

De acordo com o regulamento, as condições de inscrição são as seguintes:

• Cada grupo poderá se inscrever com no máximo três coreografias de até 5 (cinco) minutos de duração, para conjunto; e
  • Três minutos para solos, duos e trios.

Ainda segundo o regulamento (ver aqui), “é prioritário que os integrantes dos grupos inscritos estejam realmente ligados a uma escola, ou, no caso de artistas independentes, tenham relação com o ensino.

SOBRE O EVENTO

O 5º Seminário e Mostra de Dança Dancep é uma realização da Associação Artística Cultural do Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (ADA), em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comtiba) na Fundação de Ação Social (FAS).

Conta com o apoio do Corpo Docente do Dancep - Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná, integrado à Escolinha de Arte do CEP, além de outros parceiros.

Especialmente esta edição tem como foco “evidenciar mulheres envolvidas na criação de arte que vêm ocupando cada vez mais espaços de permanência, através de muita luta”, propondo a seguinte reflexão: “é possível enxergar inúmeras situações de apagamentos e desvalorização desses corpos. Por que isso ainda acontece?”.

O tema central da Mostra de Dança do Dancep deste ano também está em convergência com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (os ODS), da Organização das Nações Unidas, ao dar “voz e espaço para que a subjetividade feminina (socialmente, culturalmente e materialmente) seja vista e valorizada, substituindo estereótipos por motivadores de igualdade”.