Ganhando o Mundo tem inscrições abertas 27/02/2025 - 09:20

--

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) publicou nesta semana (na segunda-feira, dia 24) o edital de abertura das inscrições para a próxima edição (2026) do programa de intercâmbio internacional Ganhando o Mundo.

A iniciativa viabilizará a 1,2 mil estudantes da rede estadual a oportunidade de cursar um período letivo (de cinco a seis meses) em países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

O objetivo do programa é proporcionar aos alunos aprendizado cultural e acadêmico, aprimoramento do idioma inglês e desenvolvimento de autonomia, além de formar uma rede de jovens líderes para atuar nas escolas da rede pública estadual.

As inscrições estão abertas desde 25 de fevereiro e seguem até 24 de abril, exclusivamente pelo site da Seed-PR. 

Podem participar estudantes que estejam regularmente matriculados na 1ª série do ensino médio e que tenham concluído o 9º ano do ensino fundamental na rede estadual em 2024, desde que atendam aos critérios do edital.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo seletivo será em duas etapas: inscrição e classificação, considerando o desempenho acadêmico e a participação em programas educacionais da rede estadual.

As vagas serão distribuídas entre os municípios paranaenses e incluem cotas específicas para estudantes beneficiários do Bolsa Família.

Os interessados devem ler atentamente o edital disponível no site da Secretaria e acompanhar todas as atualizações sobre o processo seletivo.

VAGAS E DESTINOS

Os selecionados embarcarão em 2026 para cursar um semestre letivo em escolas estrangeiras.

A divisão das vagas será a seguinte: Austrália, 200 vagas; Canadá, 500 vagas; Irlanda, 150 vagas; Nova Zelândia, 200 vagas; e Reino Unido, 150 vagas.

SOBRE O PROGRAMA

Lançado em 2019, o Ganhando o Mundo passou por importantes ampliações desde a sua primeira edição. Ao todo, o programa já enviou 2.015 estudantes da rede estadual de ensino para intercâmbios de quatro a cinco meses em países de língua inglesa como Irlanda, Austrália, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia.

Com os embarques ainda programados da edição de 2025, que contemplou 1,3 mil alunos no total, o programa alcança a marca de 2.540 estudantes beneficiados desde sua implementação.

Além dos alunos das escolas regulares, ele já contemplou alunos dos colégios agrícolas, diretores e professores da rede estadual.

O investimento na iniciativa, desde seu lançamento, ultrapassa de R$ 500 milhões, com o Estado sendo responsável pelas passagens, bolsa-auxílio durante a estadia no exterior e organização de passaportes e da dinâmica das viagens.

(Texto da Agência Estadual de Notícias)

--