Experiência no Coxa de estudantes da Sala de Recursos reafirma importância da inclusão 24/04/2025 - 10:00

--

A experiência que estudantes da Sala de Recursos Multifuncional do Colégio Estadual do Paraná tiveram ao visitar o espaço inclusivo criado pelo Coritiba em seu estádio (Couto Pereira) teve caráter pedagógico em vários sentidos.

Primeiro, para a própria turma, que pode conhecer estrutura singular, experimentar suas funcionalidades, e ter contato com a história da agremiação futebolística.

Também, para o próprio clube de futebol, que ao receber os e as estudantes obteve demonstração do bem proporcionado quando a premissa da inclusão se traduz em medidas concretas.

E, por fim, a atividade reafirmou a importância da inclusão – tanto para quem é incluído ou incluída, como para quem inclui.

Relato da equipe da Sala de Recursos do CEP sintetiza essas constatações:

“Os estudantes da Sala de Recursos foram conhecer o espaço inclusivo que existe no Estádio Couto Pereira, o Camarote de Acomodação Sensorial.

Foi importante para percebessem que existem espaços sociais que foram construídos pensando no bem estar do público que apresenta uma sensibilidade sensorial - nesse caso, a sensibilidade auditiva, bastante presente entre as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.

Nossos alunos e alunas puderam ver o quanto o espaço é confortável e realmente livre dos sons excessivamente altos dos jogos de futebol.

Para os estudantes da educação especial, é de extrema importância que haja o conhecimento de lugares dessa natureza para que se sintam incluídos na sociedade – sabendo, assim, que muito mais que deveres eles têm direitos. Sabendo, ainda, que há pessoas e instituições que se dispõem a fazer com que esses direitos sejam cumpridos.

É importante salientar também o contato dos estudantes neurodivergentes com os esportes. E assim sendo, a importância perceberem que há iniciativas de instituições ligadas ao meio esportivo que se relacionam diretamente a eles.”

A visita ocorreu no dia 9, em uma ação realizada em parceria com o Instituto Pratique Esporte (IPE).

Divididos em dois turnos, cerca de 30 estudantes - entre eles [e elas], crianças com dislexia, TDAH, autismo, Síndrome de Down e altas habilidades - realizaram o Tour do Couto e conheceram de perto o Museu da Glória e a história do Coritiba.

Clique aqui para ler matéria em nosso site sobre essa atividade, e conferir mais fotos.

--

Foto: Jéssica Dombrowski/ fotógrafa do Coritiba

--