Estudantes valorizam elementos da cultura afro-brasileira em exposição 19/09/2019 - 15:20
Os estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) participaram, nesta quarta-feira (18), da exposição Clubes Sociais Negros do Paraná, promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Museu Paranaense. Durante a visita, os estudantes puderam se envolver com elementos da cultura afro-brasileira, e conferir documentos, objetos, fotografias e histórias de seis clubes sociais negros identificados no Paraná.
“Ao receber a programação deste evento e perceber a sua importância para a formação dos nossos estudantes, encaminhamos a demanda para ser viabilizada por meio da coordenação responsável pela preservação de memórias e valores culturais”, disse a Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco. Os estudantes foram acompanhados pela professora Luzinete Pereira, que é coordenadora do Centro de Memória do CEP, e pela professora de História Vanessa Mesquita Sandin.
CONSCIÊNCIA NEGRA – Lá, os estudantes também se divertiram em oficinas onde aprenderam, por exemplo, a dobrar e vestir os coloridos turbantes. “Um acessório amplamente difundido na cultura brasileira, e que representa um símbolo forte da cultura negra presente nos segmentos da nossa sociedade”, disse Luzinete.
A título de curiosidade, o professor na oficina de turbante é o ex-aluno do CEP Raphael Natel. Além de explicar as origens dos turbantes, ele também deu algumas dicas de amarrações para os diferentes tipos e modelos. “Um acessório que pode ser usado por qualquer pessoa, conferindo a quem usa ainda mais estilo e personalidade”, concluiu.
***