Estudantes que contribuíram com a preservação da história e memória do CEP recebem certificado 09/06/2025 - 08:00
--
Estudantes que atuaram, desde 2022, como monitores e monitoras do Museu Guido Straube e Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná receberam na última semana um certificado pela contribuição dada à preservação da história da instituição.
O Certificado de Monitoria, termo oficial do documento, atesta a participação e envolvimento dos e das estudantes nas seguintes atividades: higienização de fontes documentais, seleção de fontes fotográficas, auxílio na organização da exposição “Os efeitos da bomba atômica”, realizada em 2024, auxílio na organização do acervo documental e auxílio em pesquisas.
Além de representar uma homenagem aos monitores e monitoras, a certificação é importante para currículo e portfólio. Nele, consta o total de horas dedicadas à atividade.
A professora Cleusa Maria Fuckner, coordenadora do Centro de Memória, destaca o protagonismo dos monitores e monitoras na reestruturação e funcionamento do setor. “Os monitores e monitoras têm ajudado a remontar o Centro de Memória”, afirma.
Ela explica que os monitores e monitoras dos anos de 2022 e 2023 exerceram a função enquanto estudantes também do Modulado de Acervo da Escolinha de Arte do CEP. De 2024 para cá, eles e elas integram programa de monitoria da Secretaria de Estado da Educação.
Ao contribuírem para a preservação da história e memória do CEP, os monitores e monitoras adquiriram e construíram conhecimentos importantes para suas trajetórias. Casos, por exemplo, dos egressos Paulo Vicente de Moreira e Júlia Souza de Oliveira.
Paulo, que se formou em Técnico em Edificações pelo CEP, agora estuda Engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ele foi monitor do Centro de Memória entre 2022 e 2024, e hoje revela que essa experiência foi decisiva para escolher pelo segmento de memória e arquitetura, em seu curso. Em função dessa bagagem, foi selecionado para integrar projeto de restauração da Casa do Estudante Universitário (CEU), em Curitiba.
Júlia, por sua vez, é atualmente estudante de História, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na solenidade de entrega do certificado ela estava em aula, por isso não pode comparecer, mas enviou mensagem enaltecendo a vivência como monitora do Centro de Memória.
“Acredito que minha experiência como monitora no Centro de Memória me ajudou a me encontrar diante da decisão sufocante de um curso superior posta nos terceiranistas. Pude meditar sobre o futuro nas longas horas que passei higienizando documentos e ajudando a montar minha primeira exposição e decidi no mesmo ano o que queria fazer com minha vida, preservar e reproduzir a história para o mundo. Nas tardes que eu passei doando meu tempo para contribuir com preservação e repercussão da história dentro do CEP aprendi coisas que vou levar pro resto da vida e vou sempre sentir muito orgulho!”, sublinha.
A entrega dos certificados ocorreu durante reunião do Conselho de Representantes de Turma (CRT).
Saiba mais sobre o Centro de Memória clicando aqui.
--