Estudantes, pais e responsáveis são orientados sobre ações de segurança no CEP 25/09/2019 - 15:40
ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES, PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE AÇÕES DE SEGURANÇA NO CEP
Para fortalecer ainda mais a segurança e preservar o patrimônio do Colégio Estadual do Paraná (CEP), a equipe pedagógica, junto com os diretores auxiliares, está promovendo ações diretas com os estudantes matriculados em cursos em andamento no prédio central (CEP-CEP). Um bate-papo foi estabelecido entre os membros da comunidade estudantil, com repasses de informações aos familiares por meio de comunicado impresso.
O objetivo das ações é aumentar a consciência sobre a necessidade de se respeitar as regras de não invadir os espaços onde obras estão em andamento, respeitando, assim, as regras estabelecidas para cumprimento das normas que garantem mais segurança dos estudantes no espaço escolar.
Para isso, durante uma semana (de 17 a 24 de setembro), as Equipes Diretiva e Pedagógica visitaram as turmas em atividades no prédio central. Elas conversaram com os estudantes sobre o assunto e a necessidade de refletirem sobre eventuais atitudes e comportamentos que colocam em risco a segurança de toda comunidade escolar, e podem desencadear ações de depredação do patrimônio público.
INVASÃO DA PISCINA – Um dos casos mais preocupantes se refere às ameaças permanentes sobre uma possível invasão à piscina, o que já é proibido fora das atividades pedagógicas, mas que, neste momento, torna-se ainda mais grave por ser esse local onde estão concentrados materiais e entulhos que aumentam os riscos de acidentes e danos à integridade física dos estudantes (ver fotos).
É bom lembrar que as áreas onde acontecem obras de restauração da edificação histórica ainda permanecem delimitadas por paredes fixas, separando as áreas de fluxos dos estudantes daquelas onde é terminantemente proibida a entrada de estudantes, funcionários e visitantes da escola.
Além dos perigos envolvidos em torno de uma possível invasão da piscina, os pais, mães e responsáveis também estão sendo informados sobre as proibições que envolvem, por exemplo, a invasão do chafariz e a realização das chamadas "guerras de bexigas". Essas são situações de perigo, que podem causar acidentes, quedas, doenças de pele e outros prejuízos à saúde, além de prejudicar o bom andamento do ensino-aprendizagem na unidade em restauro.
CARTA AOS PAIS E RESPONSÁVEIS – Para reforçar as informações já apresentadas, segue, abaixo, a carta encaminhada aos pais, mães e responsáveis, por intermédio dos estudantes, para que tomem ciência das ações planejadas do CEP.