Estudantes montam exposição de “Toy Art” no CEP-Amâncio 19/06/2019 - 18:10

Os estudantes dos 1° anos do Ensino Médio acabaram de montar uma exposição de “Toy Art” (brinquedos de arte) no Colégio Estadual Amâncio Moro (CEP-Amâncio). Eles concluíram a fabricação de quase 100 bonecos, feitos a partir da pesquisa orientada com técnicas de modelagem, corte e costura, além de aplicação de acabamentos em tecidos e outros materiais.

Os trabalhos foram desenvolvidos em aulas curriculares de Arte, como parte do projeto coordenado pela professora Maria Alice Bohrer, de corte e costura. “As atividades envolvem o estudo da arte contemporânea, com foco na urbanidade e outras atividades que fazem parte da rotina dos nossos estudantes”, explicou Alice

Para fazer os brinquedos, os estudantes foram inicialmente sensibilizados pelo conteúdo teórico, por meio da pesquisa dirigida sobre a história e surgimento da “Toy Art” no mundo, suas referências e modelos de artistas já consagrados. “A produção passa pelos conhecimentos do design gráfico e também pelas artes plásticas”, afirmou a professora.

Os estudantes também apreenderam a produzir os “croquis” feitos com desenhos do brinquedo pretendido rabiscados no papel. A partir dai, passam para a fase do planejamento do objeto que será construído de forma tridimensional, concebido com cores e detalhes das formas orgânicas e geométricas.

“Verificamos nessa fase a viabilidade do projeto, pensando nos detalhes e no tamanho, além das cores e do material que será utilizado para construção dos grandes moldes que, por sua vez, serão recortados sobre as partes dos tecidos que vão dar a estrutura do brinquedo”, explicou.

FINALIZAÇÃO – As partes são unidas nas práticas de costura, com orientações para alinhavar os pontos e finalizar com os acabamentos. Após a colocação de botões e de assessórios escolhidos pelos próprios estudantes, os brinquedos recebem material de preenchimento e estão prontos para serem colocados em exposição, colecionados ou servirem como objetos de decoração.

A aluna Isabela Lisboa, do 1° Q, fez um leão, e já planeja outras produções. “Quero agora fazer heróis dos estúdios Marvel”, disse. Para criar o seu personagem, o estudante Kenzo Fukushima, também do 1°Q, partiu da abstração do desenho de um macaco. “Trabalhei com retas e recortes geométricos para dar forma e expressão”, disse o estudante, que é filho de artista gráfico.

Nas aulas curriculares de Arte, os estudantes do Colégio Estadual do Paraná também se aprofundam em conhecimentos de outras artes como o grafite, a instalação e o stencil, que são formas de intervenções artísticas no espaço urbano.

***

GALERIA DE IMAGENS