Estudantes emocionam na noite de declamação do Sedução Poética 20/09/2019 - 16:10

A poesia foi o grande destaque do Concurso de Declamação promovido pela Coordenação de Língua Portuguesa como uma das etapas da 18a. Edição do Sedução da Linguagem Poética 2019. A solenidade foi organizada na noite desta quinta-feira (19), no saguão do prédio central, onde poetas, familiares e pessoas convidadas se reuniram com os membros da comunidade escolar do Colégio Estadual do Paraná (CEP).

O evento foi aberto pela Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco. “Apesar do espaço improvisado, sabemos que o projeto Sedução Poética precisa acontecer da mesma forma como os outros projetos estão acontecendo em todas as unidades de atendimento aos nossos estudantes. Hoje, somos todos aqui testemunhas de que a poesia é maior do que tudo, e que sem poesia não há vida”, disse a diretora.

Para os participantes, o momento da declamação torna o projeto ainda mais especial, favorecendo a expressão oral em linguagem poética e a elevação dos sentimentos. “Muito importante para difundir o conhecimento e as artes em meio à nossa juventude. Por isso, é com grande prazer que aceitei o convite para estar aqui nesta noite de celebração da poesia”, disse o poeta, advogado e escritor Jefferson Dieckmann, convidado para integrar a banca julgadora. [saiba mais sobre o poeta Dieckmann].

A poeta Lília Souza, que há 16 anos participa da fase de declamação, enalteceu a atividade produzida pelos estudantes orientados pelos professores do CEP. “Tenho muito orgulho de fazer parte de tudo isso, desde a segunda edição deste evento, e estou muito feliz por poder assistir à produção dos estudantes que certamente encontram na poesia os caminhos para a transformação”, afirmou a convidada.

Lília também é revisora de textos, contista e pesquisadora, além de ser presidente da Academia Paranaense da Poesia e membro efetivo do Centro de Letras do Paraná. Também integrou a banca julgadora a poeta e escritora Andréa Motta, que é Presidente da UBT (União Brasileira de Trovas), e a poeta Eliane Martins Justi, autora de livros de poesia e integrante titular da Academia Paranaense de Poesia, e, desde 17 de setembro, tornou-se membro do movimento da poesia aldravista de Curitiba.

NOITE DE POESIAS – Os estudantes foram chamados à frente para declamarem os poemas, obedecendo a ordem dos grupos divididos em: Nível I – nas modalidades individual e em grupo, com estudantes dos 6° aos 9° anos do Ensino Fundamental; Nível II – na modalidade individual, com estudantes dos 1°s, 2°s e 3°s anos do Ensino Médio, Técnico Integrado e Técnico Subsequente; e Nível II – na modalidade em grupo, com estudantes dos 1°s, 2°s, 3°s e 4°s anos do Ensino Médio e Técnico Subsequente.

Confira a lista com o resultado final sobre os vencedores do Concurso de Declamação.

O projeto Sedução da Linguagem Poética existe no CEP desde 1999. Além da Declamação, o projeto também inclui as etapas de montagens dos varais, com poemas e ilustrações feitos pelos estudantes durante aulas de Português e Linguagem, e a construção do livro desta edição, com poemas produzidos por estudantes e membros da comunidade estudantil do CEP.

Neste ano, o Sedução da Linguagem Poética está sendo coordenado pela professora Ilcéa Domingues Pereira e professora Camila Marcelina Pasqual. O evento da noite desta quinta-feira (19) também contou com a brilhante participação dos músicos da Escolinha de Arte do CEP, conduzidos pelo professor Jonas Nascimento e pelo professor Carlos Lopes. A noite também foi prestigiada por membros da equipe gestora e pedagógica do CEP.

***

GALERIA DE IMAGENS