Estudantes de Medicina alertam sobre danos causados pelo álcool e cigarros 31/10/2019 - 08:15
Dez estudantes do Curso de Medicina, que fazem parte da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas (LAOHC) de Curitiba, promoveram, nesta quarta-feira (23), uma palestra para os estudantes dos 8°s anos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Paraná (CEP). Eles falaram sobre os danos causados ao organismo pelo consumo de álcool e o uso frequente de cigarros, além dos potenciais para o desenvolvimento do vício e doenças graves, que podem inclusive causar a morte dos usuários.
Os universitários iniciaram o bate-papo com os estudantes fazendo perguntas sobre as verdades e os mitos que giram em torno dos assuntos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas e ao hábito de fumar. “Muitos optam por caminhos enganosos, achando que os riscos à saúde diminuem quando se faz substituições, como, por exemplo, a do cigarro comum pelo cigarro elétrico, e isso não é verdade”, garante o universitário Gustavo Bonato.
Os futuros médicos também alertaram os estudantes sobre os perigos provocados pelo uso do narguilé. A opção, que aparentemente se apresenta como uma forma menos agressiva à saúde, é na verdade, segundo os membros da Liga, tão perigosa (ou até pior) quanto os danos causados pelo uso do cigarro comum. “São substâncias nocivas diluídas na solução, mas que acabam entrando no organismo pela fumaça para causar doenças, como o câncer”, disse a estudante Gabriela Marroni.
Além disso, é sempre bom lembrar de que o narguilé, que parece ter popularidade entre os jovens, também oferece riscos à segurança do grupo de usuários. Em decorrência da manipulação da substância inflamável, o produto apresenta perigo iminente de pegar fogo.
PREVENÇÃO – Os estudantes também receberam informações sobre dados estatísticos que demonstram os danos psicossomáticos causados pelo consumo de álcool. Um problema que, segundo os membros da Liga, afeta quase todos os órgãos do corpo e está relacionado com cerca de 60 doenças.
Os universitários mostraram caminhos e formas para se prevenir diante dos vícios, e apresentaram uma lista de dicas para quem deseja parar imediatamente de fumar e beber (confira a lista). A atividade foi conduzida pelos seguintes membros da LAOHC: Gabriela Morroni; Gustavo Bonato; Bernardo Hespanhol; Aurenzo Mocelin; Larissa Molinari; Lucas Marques; Eduarda Antunes; Ana Carolina de Almeida; e Mariana Sasso.
A ação faz parte do “Previne CEP”, coordenado pelo departamento de Projetos do Colégio (PROCEP). “Vamos também levar a palestra dos membros da Liga para outros estudantes em turnos diferentes e também nas outras unidades de atendimento”, garantiu Sônia Cassatti, do Procep. A próxima conversa será com os estudantes dos 9°s anos do Ensino Fundamental.
***
Fonte: Zac Lucatelli - Assessoria de Imprensa