Estudante do CEP Premiado na Olimpíada Brasileira de Astronomia 04/08/2021 - 15:03
O Observatório Astronômico e Planetário do CEP, bem como toda a comunidade escolar, estão orgulhosos de mais uma vitória digna das estrelas. Na sexta-feira, 30 de julho, foi entregue ao aluno do 9º ano do EF, Erán Martinez Ramos, as premiações referentes às conquistas obtidas em dois eventos astronômicos relevantes, a OBA e a MOBFOG. A OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia, é a segunda maior olimpíada discente do país. Já a MOBFOG, é uma Mostra Brasileira de Foguetes em que são incentivadas a criatividade, o conhecimento e a inovação.
Em ambas, o CEP inscreve alunos para representá-lo nacionalmente. E mais uma vez, “voamos alto”, pois Erán conquistou a medalha de ouro na OBA e a de bronze na MOBFOG, realizadas em 2020.
“É uma satisfação muito grande para o CEP ser tão bem representado pelo aluno Erán nessa conquista tão importante”, afirmou a Diretora Geral, Laureci Schmitz.
De fato, trata-se mesmo de uma vitória coletiva, mas também familiar. Afinal, Erán, desde o 6º ano do EF, frequenta o Observatório Astronômico do CEP, junto com seus familiares, que também fazem parte do CACEP, o Clube de Astronomia do CEP. Segundo o professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário, trata-se “de um aluno que sempre teve muito interesse pela Astronomia, Aeronáutica e Ciências Espaciais.” O professor relata, também, que o aluno desde o 6º ano do EF integra a equipe CELL- Ciências Espaciais Longe Laqtve, sempre ocupando uma posição de destaque.
Ao ser questionado sobre a conquista e seus futuros planos, Erán afirmou: "Estou muito feliz, pois desejo ser Astronauta e Astrônomo". O cepnauta também relatou que dentre tantas dificuldades, foi preciso "adequar o foguete virtual às especificidades do regulamento e fazê-lo alcançar a máxima altura possível". O aluno aproveitou, por fim, para agradecer aos professores José Luís, Amauri Pereira e Paulo Lago pelo apoio, e, é claro, aos seus pais, que sempre o incentivam.
Vale lembrar que tais eventos, além de valorosos para o conhecimento em geral, são importantes para o fomento da cultura espacial, além de promoverem certificações que no futuro são valorizadas por renomados Programas de Graduação e Pós-Graduação de Universidades Estrangeiras, na admissão de futuros bolsistas. Quem sabe não está nessa vitória, um novo salto para a humanidade? Tomara!



