Estrutura celular é representada em maquetes criativas no CEP-Amâncio 26/06/2019 - 17:40
Melancia, tomate, uva e pepino foram alguns elementos usados para representar a estrutura celular e suas organelas no citoplasma. A montagem criativa faz parte da exposição de maquetes apresentadas pelos estudantes do 1° ano do Ensino Médio, que usaram da prática para criar modelos de representação das células animal e vegetal no estudo da citologia.
A atividade pedagógica foi coordenada pela professora de Biologia Ariani Correa Barbosa, com alunos e alunas no Colégio Estadual Amâncio Moro (CEP-Amâncio). Ela explicou que, para a realização dos trabalhos, os estudantes foram inicialmente organizados em grupos para se aprofundar na pesquisa orientada sobre o tema.
“Provocamos a curiosidade e incentivamos eles a buscarem por informações detalhadas sobre a estrutura das células animal e vegetal, bem como as características de suas organelas”, disse.
A partir dai, explicou, iniciaram o planejamento para representar as células em maquetes construídas com materiais diversos. “Como podemos conferir nas fotos, eles usaram da criatividade para representar a célula usando para isso massas, peças de brinquedos, solução em gel, balas, frutas, vegetais comestíveis e outros elementos”, afirmou.
A professora ainda contou que a fixação do conteúdo se deu durante a montagem das maquetes, uma vez que exigiu dos estudantes saber nominar as estruturas e organelas, bem como escolher o posicionamento de cada elemento dentro da celula.
O resultado final foi uma exposição dos trabalhos no CEP-Amâncio, onde as maquetes feitas com produtos não perecíveis ainda podem ser conferidas pela comunidade estudantil.
***