Escritor indígena Olivio Jekupe, de aldeia urbana de Curitiba, conversa com estudantes do ensino médio 04/11/2024 - 12:00

--

Estudantes do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná participaram no último mês de uma roda de conversa com o escritor indígena Olivio Jekupe.

Ele é da etnia guarani, da Aldeia Kakane Porã – aldeia urbana situada no Campo de Santana, em Curitiba.

Olivio Jekupe é autor de mais de 30 livros, com 40 anos de trajetória.

O escritor compartilhou ter se sentido “feliz” pela oportunidade de diálogo com os estudantes, sobre questões indígenas e sobre sua obra. 

“Acredito que é preciso ter muitas rodas de conversa como essa convidando indígenas para falar com os estudantes e professores, pois o preconceito contra nós ainda é muito grande e assim devemos estar sempre presentes para ajudar com as reflexões”, afirmou.

Olivio Jekupe doou ao acervo da Biblioteca do CEP uma de suas obras, O Choro da Mãe Terra (Editora Versum/Jekupe, 2023), “para que mais estudantes e professores possam me ler e conhecer mais os povos indígenas”.

PRÁTICA PEDAGÓGICA

A roda de conversa integrou a prática pedagógica “En-Acción: Voces, Herencias y Memorias Indígenas”, aplicada pelo professor Gilson Rodrigo Woginski, de Língua Espanhola, e que desenvolve estudos em Letramento Racial Crítico, Letramentos Indígenas e Interculturalidade. Foi realizada no dia 24 de outubro.

“O objetivo é implementar a educação das relações étnico-raciais explorando a temática a partir de diferentes gêneros textuais em Língua Espanhola e objetivando discussões crítico-reflexivas com estudantes relacionadas ao processo de formação humana e cidadã (identidades sociais e interculturalidade)”, descreve o docente. Ainda, segue ele, “promover a desconstrução de estereótipos discriminatórios, portanto, visibilizando a luta dos povos indígenas por direitos, dignidade, igualdade e respeito, estabelecendo sentidos e conexões para além do currículo escolar”.

Confira a seguir relato de estudantes, sobre a atividade:

Estudante Amanda Holzach Gracias da 3ªE
“Gostaria de falar que adorei a roda de conversa com o escritor Olivio! Me fez abrir os olhos para muitas coisas que para nós, a ‘cidade’ como ele fala, às vezes passam despercebidas. Um exemplo é a questão da facilidade em se casar e morar junto depois, nunca tinha parado para pensar na perspectiva indígena do casamento. Além disso, achei muito importante as falas dele sobre sustentabilidade e como, para eles, o cuidado com a natureza é algo que está enraizado na vida dos indígenas. Para mim, o que mais me chamou atenção foi quando ele falou que a solução para diminuir os desmatamentos não é deixar as florestas nas mãos do governo, e sim deixar para os povos indígenas cuidarem e poderem exercerem suas práticas culturais.”

Estudante Estela Caroline Wienen Correa da 3ªE
“Eu já conhecia alguns trabalhos do Olivio e o admirava, mas não tinha noção da relevância e interseccionalidade que esse homem carrega em suas falas, livros, formas e expressões. Uma pessoa simples que com algumas palavras e até piadas conseguiu nos colocar em pelo menos 1% do seu mundo Guarani, lindo e esquecido propositalmente por nós, brancos. Foi uma imersão e experiência linda poder assistir, conversar, tirar dúvidas e entender um pouco mais da sua vivência .”

Estudante Amanda da Costa de Brito da 3ªE
“A aula com o grande escritor Olívio Jekupe foi incrível. É diferente quando você pode estar cara a cara com alguém que carrega tanta cultura e ainda assim, simplicidade. Seu discurso foi claro e cheio de significados mostrando como a vivência do povo indígena é mais simples e profunda do que a ‘dos brancos’ (não indígenas), como o próprio se referiu. Pelo pouco tempo que pudemos ter a presença do escritor, aprendi um pouco sobre a vivência de seu povo, um assunto articulava ao outro e Olivio sempre citava o dia a dia e acontecimentos na aldeia. Acho que tem muito sentido com a união e companheirismo que está presente em diversos povos." 

Saiba mais sobre o escritor Olivio Jekupe pelo Instagram @olivio_jekupe

--

GALERIA DE IMAGENS

  • roda_de_conversa_olivio_jekupe
    roda_de_conversa_olivio_jekupe
    roda_de_conversa_olivio_jekupe
    roda_de_conversa_olivio_jekupe
    roda_de_conversa_olivio_jekupe
    roda_de_conversa_olivio_jekupe
    roda_de_conversa_olivio_jekupe
    roda_de_conversa_olivio_jekupe
    roda_de_conversa_olivio_jekupe
    roda_de_conversa_olivio_jekupe
    roda_de_conversa_olivio_jekupe
    roda_de_conversa_olivio_jekupe