Equipe de gestão participa da reunião de promoção da infância segura na era digital 14/11/2019 - 16:40
A equipe de gestão do Colégio Estadual do Paraná (CEP) participou, na quarta-feira (13), da 7ª Reunião Ordinária que tem como intuito debater a infância segura na era digital. O evento é promovido pela Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, e contou com a presença da Diretora Geral do CEP, Tânia Maria Acco.
“Essa foi mais uma etapa da série de reuniões que, ao longo do ano, estamos participando, para, junto com outros órgãos dentro e fora do governo, fazermos o enfrentamento aos crimes cometidos pela internet, que podem se tornar ameaças no ambiente escolar”, disse a diretora. Também participaram do encontro as professoras Elisangela Belniak Hochuli, que é Chefe da Divisão Educacional do CEP; e a professora Sônia Casatti, que é a Coordenadora de Projetos do Colégio (PROCEP).
SUGURANÇA - Conforme publicação no site da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, “na reunião, foi aprovada a Orientação nº 2 da FORTIS, cujo foco é informar as instituições estaduais de ensino sobre quais providências poderão adotar em casos de ameaças eletrônicas que possam colocar em risco o estabelecimento de ensino e seus alunos. A orientação traz os canais legais de acionamento para tais ocorrências, como o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) ou o Disque 190 quando houver ameaça iminente, bem como o telefone do plantão do Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil do Paraná, dentre outras medidas.
A construção da orientação se deu especialmente com a participação de representantes da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Departamento de Justiça e Departamento de Políticas para a Criança e o Adolescente), da Secretaria de Estado da Educação (Colégio Estadual do Paraná), do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária – BPEC/SESP, do Conselho Tutelar, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público do Paraná, da Defensoria Pública do Paraná, da CELEPAR e do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana.
Na mesma reunião, o colegiado da Força-Tarefa aprovou a sua 15ª Ação, voltada à prevenção e ao enfrentamento do trabalho infantil. A ação será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde – SESA e terá como objetivo realizar um diagnóstico no Paraná, promover campanhas educativas junto a empregadores e efetivar ações de fiscalização em cooperação com outros órgãos.
Cabe lembrar que a FORTIS já realizou este ano duas operações integradas que tiveram o apoio da Secretaria Regional do Trabalho – Ministério da Economia, por meio de auditores fiscais do trabalho.” (Acesse: http://www.justica.pr.gov.br/Noticia/Forca-Tarefa-Infancia-Segura-aprova-orientacao-sobre-ameaca-virtual)
***






