Encontro da Equipe Multidisciplinar com Mestre Candiero traz narrativas, letramento racial, história e oralidades afroparanaenses como temas de discussão 03/05/2024 - 15:04

Os trabalhos no CEP referentes à equipe multidisciplinar - responsável pela implementação de ações relacionadas à Educação das Relações Étnico-Racial -  são consistentes, não por efeitos de certificação ou plano de carreira, mas pela visão de mundo e necessidade de enfrentar a eugenia, ou melhor, a  ideologia de "pureza racial" e o eurocentrismo presentes na construção  histórica dos referenciais, sobretudo, paranaenses.
Em se concebendo ou se pretendendo uma escola humanizadora, inclusiva e progressista, o CEP, dentre outras ações, conta com  uma equipe multidisciplinar atuante, sonhadora, ativa, composta por membros de diversas áreas do conhecimento, almejando dar conta da lei 10693/2003 e 11.645/2008. Vale ressaltar que ambas as legislações tornaram obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena em todas as escolas públicas e particulares, desde o ensino fundamental até o ensino médio.
Neste sentido, tivemos ontem, dia 02/05, a visita de um grande homem, grande em  estatura, grande em luta, conhecimnento e representatividade.
                   Mestre  Candiero, assim conhecido por conta da capoeira,  é idealizador e presidente fundador do Centro Cultural Humaita; representante da luta dos  ancestrais, seu incansável trabalho  abre caminhos para a promoção do respeito e da isonomia para todos, independente de gênero, origem, idade, credo, opinião política ou pertencimento étnico racial.
Nesta visita, Candeiro esteve com a Diretora Geral, professora Laureci Schmitz, bem como com os professores, funcionários e pedagogos integrantes da Equipe Multidisciplinar nos presenteando com suas obras e definindo ações conjuntas a longo prazo, de modo a alcançar todos os professores, alunos, equipe pedagógica, educadores do CEP em geral  com narrativas, letramento racial, história e oralidades afroparanaenses.
Gratidão ao mestre Candiero por essa companhia em nossos trabalhos e que, no CEP, consigamos enfrentar todo e qualquer tipo de preconceito. 


Axé! Saravá! Mukuiu!! Shalom! Salamaleikum! Hare Krihsna! Namastê! Aleluia! Amém.
Centro Cultural Humaita (@centro_cultural_humaita)
Equipe Multidisciplinar, (@equipe.emdcep)

 

GALERIA DE IMAGENS