Em cerimônia na Assembleia Legislativa, tem início o CEPMun, que vai até sábado, dia 13 12/09/2025 - 09:00

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O Colégio Estadual do Paraná realiza até o próximo sábado, dia 13, um Modelo de Simulação das Nações Unidas, o CEPMun.

O evento foi aberto na noite desta quinta-feira, dia 11, em cerimônia realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

O espaço foi cedido ao CEPMun pela presidência da Casa, por solicitação da diretora geral do CEP, Laureci Schmitz, atendendo a pedido dos estudantes.

A cerimônia contou com falas da própria diretora e dos estudantes Luiz Gustavo Padilha Macagnan e Milena Cordeiro, do CEP, e de Arthur Grings, da Vox Diplomatics, grupo co-organizador da atividade.

Ainda, com pronunciamento da embaixatriz da Ucrânia, Fabiana Tronenko.

O Modelo de Simulação das Nações Unidas é uma atividade em que os estudantes atuam como representantes de países, desempenhando papel de diplomatas.

Neste CEPMun, que chega à terceira edição, haverá palestra e discussões em torno de comitês e temas como:

  • Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU): a guerra entre Rússia e Ucrânia
  • Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur): a responsabilização de países sobre os refugiados de guerra  (a situação da Síria)
  • Tribunal Histórico da Revolução Francesa:  o julgamento de Maximilien de Robespierre

Essas atividades ocorrem nesta sexta, dia 12, e sábado, dia 13, no CEP.

O CEPMun é voltado a estudantes do CEP do ensino médio.

Na cerimônia de abertura, Laureci Schmitz destacou a experiência e o conhecimento que a Simulação das Nações Unidas proporciona aos participantes. Parabenizou pais e familiares, presentes no evento.

Parafraseando Carl Jung, orientou aos estudantes: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Em seguida, citou o pedagogo Dermeval Saviani, para quem pelo conhecimento se alcança a natureza humana.

Luiz Gustavo e Milena Cordeiro, que estão na terceira série do ensino médio (respectivamente 3ª I e 3ª C, da manhã) enalteceram o envolvimento dos estudantes. Alertaram para a importância da discussão de questões geopolíticas, tendo o debate como aprendizado.

Milena salientou ainda o fato de, por meio do CEPMun, estudantes de uma escola pública terem acesso às Simulações das Nações Unidas. “Isso é muito importante”, definiu. Arthur Grings, da Vox Diplomatics, também sublinhou esse aspecto.

Por fim, a embaixatriz da Ucrânia explanou sobre a situação naquele país, desde que sofreu o primeiro ataque da Rússia, há três anos. Advertiu os estudantes para a necessidade de se recorrer informação em fontes confiáveis, e discutir e decidir buscando sempre a coerência.

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  • Estudantes do CEPMun
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